Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

LABORATÓRIO CORPUS REALIZA CONFERÊNCIAS COM ESPECIALISTA EM MANUSCRITOS DE EMILE BENVENISTE



Cartaz-Irène.jpg

O Laboratório Corpus de Fontes de Estudo da Linguagem dá continuidade, na próxima segunda-feira (12), à sua empreitada de realizar 10 conferências com temas de Linguística e de Literatura, trata-se do XIX Seminário Corpus. Para este evento, a convidada especial é Irène Finoglio, pesquisadora do ITEM – L’INSTITUT DES TEXTES ET MANUSCRITS MODERNES, do renomado CNRS – Centro Nacional de Pesquisa Científica, de Paris, na França. Serão duas conferências: a primeira, às 9h, « Le Corpus Benveniste pour la recherche », e, logo após, às 11h, « Présentation sur la génétique du text avec application aux manuscrits de linguistes et en particulier Benveniste ». Às 14h e 30min, uma reunião de trabalho dá continuidade ao singular encontro. A presença da notável pesquisadora só está sendo possível, conforme a coordenadora do Laboratório Corpus, Profª. Amanda Scherer, devido a um esforço coletivo do PPGL, do CAL, do DLCL e aos vários setores diretamente ligados às Letras, à Linguística e à Literatura na UFSM.
O currículo de pesquisadora da Dr. Irène Finoglio mostra um percurso vasto e respeitável pela incursão teórica, de onde destacamos: manuscritos de Linguística, a enunciação na gênese dos textos, aplicação da linguística enunciativa e os estudos dos processos de escritura. Entre os objetivos de sua equipe estão os de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa, fundamentalmente, nas Ciências da Linguagem e, significativente, nas Ciências Humanas quanto à aplicação da genética textual aos manuscritos de linguistas e de desenvolver os estudos teóricos da enunciação escrita para os estudos teóricos da enunciação genética dos textos.
Importa destacar ainda que a convidada faz parte da equipe “Génétique du texte et théories linguistiques” [Genética do texto e teorias linguísticas] do Institute des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM), que abre este campo e visa a empreender estudos nos diferentes acervos de arquivos e manuscritos de linguistas paralelamente a uma exploração específica do acervo Émile Benveniste da Biblioteca Nacional da França (BnF). É no âmbito desse trabalho inovador da crítica genética que esta contribuição se encontra. O aspecto diferencial, que se poderia antecipar, é que os acervos de arquivos no campo da linguística não foram objeto, até o presente, de uma exploração mais sistemática. Há somente incursões em acervos específicos, como o de Saussure, ou algumas pesquisas feitas em função da necessidade de um ou outro pesquisador.
Para os integrantes do Laboratório Corpus, esta será a primeira ação conjunta que deverá dar início a uma relação de cooperação entre os dois laboratórios que, entre outras atividades, se interessam por pesquisa em arquivos, acervos e manuscritos.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-771-1400

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes