Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisadora Maria da Glória Bordini fala sobre fundo documental e acervos no XIX Seminário Corpus



Bordini-2-300x196.jpg

A professora Maria da Glória Bordini, Doutora em Letras pela PUCRS, na Área de Teoria da Literatura, e pesquisadora 1B do CNPq, realizou um minicurso (26/11) na série de dez encontros com especialistas na área de Linguística e Literatura durante a programação do XIX Seminário Corpus. No evento, apresentou sua experiência de trabalho junto ao Acervo Literário de Erico Verissimo, conhecido pela sigla ALEV, no qual manuscritos, esboços, cadernos de notas, cartas, fotografias, adaptações, honrarias, contratos e prestações de contas, notas de imprensa, artigos críticos, enfim, tudo o que cercou a vida ativa do escritor recebe uma dimensão sociocultural que, após sua morte, passou a pertencer a arquivos literários. O trabalho de Bordini é considerado pioneiro e reconhecido nacionalmente como relevante à memória literária e cultural do país.

O ALEV, Acervo Literário Erico Verissimo, tem como objetivo manter viva a memória desse autor e da sua obra. Nessa linha, a pesquisadora expôs os critérios de organização de documentos, recolhidos e separados desde 1983, um ano após a morte de Erico. O trabalho com os catálogos do ALEV permite proporcionar aos pesquisadores maior acessibilidade às informações contidas nos documentos que se encontram no referido acervo. Além disso, o cuidado com esses documentos tem como finalidade a preservação para futuros estudos sobre arquivos e documentação de maneira a revisar a história e a crítica da literatura, reconstruir as etapas e os fatores determinantes de processos de escritura e de autoria.

Bordini-4-300x243.jpg

O Laboratório Corpus empreende atualmente iniciativas que visam à sistematização de fundos documentais, objetivando a implantação de um Centro de Documentação e Memória e, portanto, o evento apresentado pela profª. Bordini – Acervos Literários, entre a memória e a história – mostrou-se importante e colaborativo ao propósito em curso.

A professora Maria da Glória Bordini é professora aposentada como adjunto IV na UFRGS e ex-professora titular de Teoria da Literatura da PUCRS. Atualmente exerce o cargo de professor colaborador convidado da UFRGS no Programa de Pós-Graduação em Letras.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-771-1403

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes