Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Documentação e Memória do CAL planeja móvel expositor para acervo



O Centro de Documentação e Memória, do Centro de Artes e Letras, tem sido pensado por uma equipe de pesquisadores, sob a coordenação da Direção do CAL, desde o ano de 2013. O desejo de implementação de tal Centro tem se concretizado através da submissão de projetos a editais externos e internos à UFSM, tais como o PRÓ-EQUIPAMENTOS. Recentemente ficou pronto um Móvel Expositor para Documentos e Gravuras, através de recursos angariados a partir de projeto aprovado pelo Edital 024/2014 – PRO-EQUIPAMENTOS UFSM, de 12 de maio de 2014, no valor de R$ 4.500,00.

O móvel foi idealizado a partir de visita realizada ao Museu Gustave Moreau, pelos professores Enéias Tavares e Amanda Scherer, quando da realização de viagem de estudos a Paris, em abril de 2014, juntamente com outros 12 integrantes do Laboratório Corpus. Um móvel similar ao da exposição visitada foi projetado para atender demanda do Centro de Documentação e Memória do CAL, qual seja, a mostra de documentos e gravuras importantes que fazem parte dos Fundos Documentais que integram o acervo inicial do Centro de Documentação e Memória (Neusa Martins Carson, Aldema Menine Mckinney e Maria Luiza Ritzel Remédios) e do Acervo Michael Philips. O Móvel Expositor possibilitará a consulta relativa à pesquisa crítica e teórica, bem como a exposição e consulta ao acervo do Centro de Documentação, de modo seguro e bastante atrativo.

O novo móvel possui 1,20m de largura, 2,00m de altura e 60cm de profundidade, com lugares específicos para exposição de documentos e gravuras e para livros que tratam dessas materialidades. Esses livros servirão tanto para pesquisa crítica e teórica como acervo disponível à consulta dos visitantes. A parte destinada aos documentos e gravuras é a grande inovação, projetada para acondicionar esse material de forma similar a de grandes páginas de livros, que poderão ser folhadas como se fossem 24 páginas, protegidas por vidros anti-reflexo que permitem a visualização frente e verso dos documentos emoldurados em passepartout, em placas de MDF, de 12 mm de espessura. Os painéis documentais e fotográficos podem ser substituídos de tempos em tempos, criando novas demandas e destaques para novos acervos ou novos documentos disponibilizados aos consulentes.

O Móvel Expositor para Documentos e Gravuras possibilita a exposição do acervo, diminuindo a distância entre o consulente e o documento, uma vez que o consulente terá a oportunidade de sentar-se diante dos painéis e manuseá-los para a própria pesquisa. Também não se faz necessária a presença de um funcionário à disposição do consulente para a busca e apresentação de documentos, muito menos pedido prévio de um documento específico, o que promove a autonomia do pesquisador. Seguindo modelo de Acervos Documentais e Artísticos europeus, em especial o do Museu Gustave Moreau, de Paris, tal móvel torna a pesquisa, a consulta e o acesso aos documentos um processo dinâmico e interativo.

 

Móvel que está pronto

                   Móvel adquirido pelo Centro de Documentação e Memória do Centro de Artes e Letras.

 

Móvel de Paris que serviu de exemplo

          Móvel presente no Museu Gustave Moreau, de Paris, que serviu de modelo para o móvel expositor do CDM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-771-913

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes