Ir para o conteúdo INCT Ir para o menu INCT Ir para a busca no site INCT Ir para o rodapé INCT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor Humberto Pinheiro palestrou no COBEP 2017

O professor Humberto Pinheiro do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle da UFSM, foi um dos speakers do Congresso brasileiro de Eletrônica de Pontência (COBEP). O evento ocorreu entre os dias 19 e 22 em Juiz de Fora (MG), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (http://www.ufjf.br/cobep2017/speakers).



O professor Humberto Pinheiro do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle da UFSM, foi um dos speakers do Congresso brasileiro de Eletrônica de Pontência (COBEP). O evento ocorreu entre os dias 19 e 22 em Juiz de Fora (MG), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (http://www.ufjf.br/cobep2017/speakers).

 Com o título “Modulação para Conversores Estáticos”, o professor tratou do tema que é um ingrediente presente no projeto de conversores estáticos. Abordagens sistemáticas para os diferentes métodos de modulação existentes bem como uma nova abordagem, chamada modulação vetorial otimizada foi apresentada. Finalmente, os resultados foram ilustrados com resultados de simulação em tempo real. 

“A área eletrônica de potência amadureceu nos últimos cinquenta anos. Hoje, os conversores estáticos podem transformar eficientemente a energia elétrica para otimizar o desempenho várias aplicações. Não há dúvida que conversores estáticos são os elementos catalizadores para integração de fontes renováveis na rede elétrica e que a eletrônica de potência desempenhará um papel fundamental na renovação do sistema elétrico existente. Esta sessão plenéria do COBEP 2017 tratou da modulação para conversores estáticos que é um ingrediente presente no projeto de conversores estáticos. Abordagens sistemáticas para os diferentes métodos de moduação existente bem como uma nova abordagem, chamada modulação vetorial otimizada foi apresentada, e resultados foram ilustrados como simulação em tempo real.”

O professor Humberto é coordenador da linha de pesquisa “Modelagem, Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Conversão de Fontes de Energias Renováveis em Energia Elétrica“,vinculada ao INCT.

O principal objetivo do COBEP – Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência – é promover um fórum de debates sobre pesquisa, desenvolvimento, aplicações, novas tendências e últimos avanços nas áreas de Eletrônica de Potência e Controle de Máquinas Elétricas.

É um evento aberto à comunidade em geral com destaque à participação de especialistas em Eletrônica de Potência, Acionamentos Eletrônicos e Controle de Máquinas Elétricas, brasileiros ou não, destacando-se pesquisadores, engenheiros, empresários e estudantes de engenharia.

O COBEP conta com o apoio do IEEE – The Institute of Electrical and Electronics Engineers, através de acordo de cooperação com a PELS – Power Electronics Society e da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-737-351

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes