Ir para o conteúdo INCT Ir para o menu INCT Ir para a busca no site INCT Ir para o rodapé INCT

Coordenadores dos INCTs lançam manifesto em defesa da ciência, tecnologia e inovação

Mais de 80 coordenadores de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) espalhados pelo país referendaram um manifesto em defesa da ciência, tecnologia e inovação e das agências federais de fomento à pesquisa científica e tecnologias.

O manifesto surgiu em decorrência da gestão orçamentária para a ciência e tecnologia, áreas estas cruciais no desenvolvimento do país e basilares da soberania nacional.
As últimas notícias mostram um cenário aflitivo no que diz respeito a continuidade de pesquisas já em andamento: após o depósito de bolsas do CNPq no dia 05 de setembro, não há previsão de repasses orçamentários para a continuidade de pagamentos. Isso implica em mais de 80 mil pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento tendo suas paralisadas – ou, talvez, perdidas.

Confira abaixo, na íntegra, o manifesto redigido pelos coordenadores.