Ir para o conteúdo Milpa Ir para o menu Milpa Ir para a busca no site Milpa Ir para o rodapé Milpa
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Integrantes do Milpa apresentam artigo no ConbrasCC

Micael Olegário e Reges Schwaab foram autores de um dos quatorze artigos completos aprovados no Congresso




O Congresso Brasileiro sobre Catástrofes Climáticas (ConBrasCC) reuniu pesquisadores para discutir os desafios e os impactos das mudanças climáticas na saúde, no meio ambiente e na sociedade. Realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o evento ocorreu entre os dias 29 e 31 de maio e contou com mais de 900 inscritos, de diversas regiões do país e áreas do conhecimento. Na programação, foi apresentado o artigo “Confluências para escutar e narrar emergências climáticas no Antropoceno”, de autoria de Micael Olegário e Reges Schwaab, pesquisadores do milpa – laboratório de jornalismo (CNPq/UFSM). O trabalho foi um dos 14 artigos completos aprovados para o Congresso.

A produção, apresentada no segundo dia do evento, é um artigo de reflexão, com caráter teórico e ensaístico, que tem como objetivo pensar formas de narrar diante das emergências climáticas. Segundo Micael, o texto se baseia no diálogo que utiliza de dois conceitos: confluência, do Nêgo Bispo, e paisagens multiespécies, da Anna Tsing, como convites e provocações para o campo da comunicação e do jornalismo narrativo, “na linha de escutar e prestar atenção aos sinais do Antropoceno e as relações entre humanos e não-humanos”. O autor explica que a aproximação com o jornalismo narrativo latino-americano tem como exemplo o realismo mágico do jornalista colombiano Gabriel García Márquez. 

Micael Olegário apresentando no ConbrasCC.

O que é o ConbrasCC

O ConbrassCC, que teve como tema “Enchentes e desmoronamentos – impactos, desafios e perspectivas para a gestão dos serviços de saúde”, foi pensado com o propósito de debater acerca das mudanças climáticas e da crescente dos eventos climáticos extremos no Brasil. Um dos focos do evento foi refletir sobre as consequências das enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, os debates e painéis serviram para colocar em discussão temas que possibilitam a produção de conhecimento, tecnologias e inovação para o fortalecimento de ações estratégicas que previnam agravos futuros. 

A primeira edição do ConBrasCC foi promovida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e com a  Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Focado principalmente na área da saúde, o evento destacou perspectivas sobre a gestão de serviços de saúde diante dos desastres climáticos, reforçando a intersecção entre pesquisa acadêmica e desafios práticos do setor.

O Congresso contou com palestras de representantes de entidades que estiveram na linha de frente no enfrentamento das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul – dentre eles gestores de hospitais universitários e representantes das forças de segurança. Além disso, o evento dispôs de momentos destinados a debater sobre a preparação para futuros extremos climáticos, com participação de outras áreas do conhecimento.

 


Texto: Júlia Petenon (milpa/UFSM).

Revisão: Micael Olegário (milpa/UFSM) e Anna Júlia da Silva (milpa/UFSM). 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-930-119

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes