O milpa – laboratório de jornalismo (CNPq/UFSM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM), realizou, ao longo de quatro semanas, o Simpósio Internacional Escrituras Possíveis, Lugares (In)comuns. O evento, que integrou as ações de uma bolsa de investigação financiada pelo Programa Move La America (CAPES – Edital 07/2024), reuniu mais de cem ouvintes ao total e contou com a participação de quatro pesquisadores colombianos dedicados à prática e à investigação acadêmica em jornalismo, memória e narrativas.
A programação teve início em 27 de maio com a palestra online “A iconografia do conflito: imagens, memória e ética”, ministrada pelo Prof. Dr. Jorge Iván Bonilla, da Universidad EAFIT (Colômbia). O momento começou com um tributo a Sebastião Salgado (1944-2025). Jorge apresentou um repertório de imagens históricas para interpretar chaves de representação da guerra na Colômbia, recorrendo ao método iconográfico para vislumbrar como imagens que vêm do passado podem desempenhar um papel importante na compreensão, na reação e na mobilização social diante dos dramas do presente. A mediação foi realizada pelo doutorando Amaury Nuñez González (Universidad de Antioquia, Colômbia).
Em 5 de junho, a Profa. Dra. Patricia Nieto, da Universidad de Antioquia, apresentou a palestra online “O jornalismo e seus trabalhos pela memória”, mediada pelo Prof. Dr. Reges Schwaab (Poscom/UFSM). A partir da experiência do projeto Hacemos Memoria, Patricia abordou como o jornalismo pode atuar na reconstrução da memória social em contextos de conflitos, especialmente no caso colombiano. Com base em casos reais, apresentou critérios e reflexões metodológicas para um jornalismo da memória.
Em 26 de junho, o Prof. Dr. Raúl Hernando Osório Vargas, também da Universidad de Antioquia, realizou a palestra online “Oratura e metodologias do jornalismo”. Raúl destacou a importância da oratura e da história oral como fundamentos para metodologias jornalísticas mais sensíveis, dialógicas e plurais, abordando a necessidade de narrativas que extrapolem o jornalismo tradicional escrito e que valorizem saberes ancestrais, vozes excluídas e perspectivas interculturais. A mediação foi realizada pelo doutorando Wellington Felipe Hack (Poscom/UFSM).
O doutorando Amaury Nuñez González, em intercâmbio sanduíche no Poscom, ministrou a palestra de encerramento do simpósio, em 1.º de julho, intitulada “Narrativas da memória: processos criativos e formatos inovadores na representação do passado”. Amaury abordou a fragmentação da experiência social contemporânea gerada pela aceleração tecnológica e a transformação dos dispositivos de comunicação, além de conceitos como filosofia da memória, memória coletiva, culturas da recordação e mídias da memória. A mediação também foi de Wellington.
Serviço: Os atestados de presença já estão disponíveis no Portal de Certificados UFSM. O acesso ocorre pela busca do nome + último sobrenome do participante.
Dúvidas podem ser encaminhadas para milpa@ufsm.br.
Texto: Anna Júlia C. da Silva | Doutoranda (Poscom/UFSM)