Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra

Especial COVID-19: Organizações Não-Governamentais

Neste episódio, vamos tratar da atuação das chamadas ONGs- Organizações Não-Governamentais, diante da crise da pandemia.

Na produção e apresentação, estamos Taiane Borges, Ariel Stival, Raquel da costa e Lívia Trindade.
Produto da disciplina de Políticas Públicas em Comunicação do curso de Jornalismo.
Orientado pela professora Claudia Herte de Moraes.

Cenário das Políticas Públicas – Especial COVID-19: a atuação das ONGs nesta crise da pandemia.

ONG é a sigla para Organização Não-Governamental. São todas as organizações, sem fins lucrativos, criadas por pessoas que trabalham voluntariamente em defesa de uma causa, seja ela, proteção do meio ambiente, defesa dos direitos humanos, erradicação do trabalho infantil, saúde, política etc.

A expressão “Organização não Governamental” foi empregada pela primeira vez no ano de 1950, pela ONU (Organização das Nações Unidas), para fazer referência às organizações civis que não tinham nenhum vínculo com o governo.

A partir dos anos 1960 e 1970, a questão da degradação ambiental passou a ser preocupação de muitas pessoas em todo o mundo. Como resultado disso, surgiram movimentos que deram origem a Organizações não governamentais. Nos anos 70, já havia mais de 10000 ONGs no Brasil.

A ONG faz parte do Terceiro Setor da sociedade, que são as instituições privada, sem fins lucrativos que têm a finalidade de dar complementar os serviços de ordem pública. E é mantida financeiramente por pessoas físicas, empresas privadas, fundações e em alguns casos com a colaboração do próprio Estado. Os trabalhos são desenvolvidos por funcionários contratados e principalmente por voluntários.

Exemplos de ONGs no mundo:

The Wikimedia Foundation; Oxfam; Médicos Sem Fronteiras; Comitê Internacional de Resgate; Greenpeace;

Exemplos de ONGs no Brasil:

Fundação SOS Mata Atlântica; AACD; Viva Rio; Transparência Brasil; Fundação Abrinq; IPAM; Saúde Criança; Instituto da Criança; Vetor Brasil; Centro de Inclusão Digital.

ONGs engajadas contra o coronavírus:

WWF-Brasil

Essa é uma das entidades mais antigas do país e atua desde 1971, a ONG se compromete com o fortalecimento da sustentabilidade ambiental no Brasil e conta com o engajamento da sociedade para conservar a natureza, atua em mais de 100 países, com associados e voluntários. E por isso organizou campanhas priorizando o cuidado com a saúde da população para evitar o aumento no contágio do Corona vírus. As atividades e manifestações online são chamadas de Festival Digital Hora do Planeta 2020 – Use Sua Voz Pela Natureza.

Legião da Boa Vontade

A ong LBV- Legião da Boa Vontade é uma organização que trabalha com o Secretariado da ONU desde 1995, na parte de assistência social. Nesse momento, a LBV brasil está com uma campanha para arrecadar doações para fornecer cestas de alimentos e kits de material de limpeza e de higiene pessoal para ajudar a quem precisa durante a crise impulsionada pelo CODIV-19. A ONG explica que o Coronavírus pode deixar milhares de famílias sem o alimento diário e que , para manter a segurança de seus voluntários e atendidos, as atividades presenciais diárias das unidades estão temporariamente suspensas. Mas que virtualmente a ong está intensificando suas ações para continuar ajudando famílias em situações de risco social e alimentar.

Todos Pela Educação

A ONG Todos pela Educação, foi fundada em 6 de setembro de 2006 no Museu do Ipiranga, em São Paulo, e tem como propósito melhorar o Brasil, impulsionando a qualidade e a equidade da Educação Básica no País.

Nessa quarentena a ONG impulsionou um projeto para incentivar país há dialogarem com os filhos durante esse isolamento social.

A presidente-executiva da ONG, Priscila Cruz, explicou que o objetivo é fazer melhor uso possível desse tempo que as crianças estão em casa e fazer uma conexão positiva entre pais e filhos. A expectativa é que se forme uma corrente do bem em que as pessoas comecem a dividir o que está acontecendo de positivo na casa delas.

Pimp My Carroça

Outra iniciativa legal nesse tempo de isolamento, vem da ONG PIMP MY CARROÇA é um movimento que luta para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade, promovendo a sua auto-estima e sensibilizando a sociedade para a causa em questão, com ações criativas que utilizam o graffiti para conscientizar, engajar e transformar. A ONG encabeça uma campanha para montagem de kits de higienização para catadores de lixo que trabalham na cidade de São Paulo. Para quem deseja participar, é pedida a doação de sabonetes, detergentes e álcool gel. A entrega se combina por meio do aplicativo Cataki, onde é possível localizar um catador que esteja mais próximo e contactá-lo, sendo que na entrega, se deve ter os mesmos cuidados que se tem com o delivery de comida, ou seja, evitar o contato e higienizar as mãos depois.

Médicos sem Fronteiras

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas. Desde então, MSF leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem qualquer acesso à assistência médica. Além disso, a organização busca chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas em seus projetos, dando visibilidade a realidades que não podem permanecer negligenciadas.

A respeito do combate do COVID-19, a ONG está trabalhando em mais de 70 países, além disso, MSF passou a apoiar a resposta de emergência em países europeus onde não possuía projetos, como forma de aliviar a sobrecarga sobre os sistemas de saúde.

Íntegra – Agência Experimental de Comunicação – Laboratório didático do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen.