Na manhã de segunda-feira, 19 de maio, no estúdio de TV da UFSM-FW, ocorreu a “Mostra Protagonismo Negro” com a exibição do filme O Dia que te Conheci (2023), do diretor André Novais Oliveira, cineasta brasileiro. A iniciativa foi promovida pelo SESC-FW em parceria com o professor Joel Felipe Guindani.

A programação reuniu alunos de Jornalismo e Relações Públicas, além de servidores da universidade, que assistiram ao filme acompanhados de pipoca. Após a exibição, houve um momento de debate sobre aspectos importantes da obra.
A mostra “Protagonismo Negro”, é uma iniciativa do SESC, com o objetivo de celebrar a produção audiovisual negra e incentivar o debate e fortalecimento das identidades afro-brasileiras na região. Francini Trindade, colaboradora do SESC, relata que foi uma experiência muito bacana proporcionar esse evento aos alunos da UFSM, “a gente quer poder vislumbrar o trabalho desses profissionais que trabalham com cinema audiovisual e que são artistas que trazem um trabalho magnífico.”
O professor Joel destacou a importância da mostra, “ela possibilita mostrar filmes alternativos, que geralmente não são assistidos em outros canais e são filmes de referência, premiados em festivais nacionais e internacionais, e que de outra forma nós não teríamos acesso.”
Com a duração 1h e 10min, O Dia Que Te Conheci retrata a vida de Zeca, um trabalhador em sua rotina do dia a dia, que está cada vez mais difícil, especialmente acordar cedo para pegar o ônibus e ir para o trabalho. Para Raissa Bueno, aluna de Relações Públicas, a experiência de assistir foi muito boa, “foi um filme rápido, mas ele tem uma história muito legal sobre a realidade do Brasil e das pessoas que trabalham, e aborda temas como a depressão. Vale a pena assistir “, finalizou.
Texto: Mariana Saldanha, bolsista da Agência Íntegra.


