Na quarta-feira, 5 de junho, o professor Rafael Foletto, do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM-FW, ministrou a palestra “Sustentabilidade, Comunicação e Indústria Criativa”, às 13h30, na sala 18 do campus.
Durante a palestra, Foletto discutiu as práticas sustentáveis relacionadas à comunicação e a responsabilidade de jornalistas e profissionais de relações públicas nesse cenário. “A gente, como profissional da comunicação, é um vetor”, afirmou o docente, ao destacar o papel estratégico da área para a construção de narrativas comprometidas com o desenvolvimento sustentável.
O professor também abordou boas práticas na comunicação organizacional, como evitar o greenwashing, manter diálogo constante com os públicos e utilizar relatórios e indicadores para monitorar ações sustentáveis.
Além disso, o docente apresentou iniciativas alternativas que podem inspirar ações conscientes. Um dos exemplos citados foi a moeda social “Pila”. A iniciativa foi implementada em Santiago (RS). Segundo reportagem do portal Brasil de Fato, o projeto tem o objetivo de incentivar a população a separar resíduos orgânicos e reduzir o descarte inadequado. “Podem parecer utopias, mas de alguma forma estão acontecendo” , finalizou Foletto.


