Diversos estudantes e professores de escolas próximas prestigiaram o “Sou UFSM, seja você também” na manhã e tarde de quarta-feira, 10 de setembro. Uma das estudantes encantadas pela universidade foi Leonela, que está no 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Ensino Médio Cardeal Roncalli. A estudante expressou bastante interesse no curso de Jornalismo, especificamente pela área radiofônica. O desejo pelo conhecimento teve influência da mãe, que já cursou graduação de História, Pedagogia e Ciências Contábeis. “Tive que ver minha mãe passar pelo trabalho de conclusão de curso várias vezes”, comentou Leonela.
A amiga Eduarda também apreciou a universidade ao se identificar com o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. “Nós estamos amando o campus, é muito lindo aqui”, Mas os interesses da jovem são variados. Ela enxergou o jornalismo como uma alternativa, principalmente por gostar de fotografia. As professoras Clarice de Melo da Silva e Tais Poncio Szatkoski da Escola Estadual Madre Tereza elogiaram a organização do evento. Elas ensinam para o 3° ano do ensino médio em Seberi, cidade vizinha de quase doze mil e quinhentos moradores. “Antes precisava buscar fora, agora tem oportunidade”, observou Clarice sobre a necessidade de muitos alunos do interior irem para as cidades grandes em busca de formação.
Os universitários e professores de Agronomia, Engenharia Florestal, Relações Públicas, Sistemas de Informação, Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Computação tiveram a oportunidade de mostrar os atrativos de seus cursos. Mas muitos visitantes estavam inclinados ao Direito, a mais nova oferta da unidade. Segundo a vice-diretora do campus, Eliane dos Santos, por volta de setecentos alunos de escolas compareceram.
Para Mateus Eduardo Marchioro, integrante do projeto Comunicare RP que está no 2⁰ semestre de Jornalismo, a iniciativa seria fundamental para o público-alvo do ensino médio, que enfrenta bastante cobrança e incerteza quanto ao futuro nesse período. Já Ricardo Cocco, vice-coordenador do projeto SEJA UFSM-FW, afirmou que “ninguém escolhe aqui que não conhece” e que o evento foi um grande sucesso.
A confraternização também permitiu a divulgação de serviços locais que possam auxiliar os estudantes durante a vida acadêmica. Marcaram presença a fornecedora de internet SpeedRS, as cooperativas Sicredi e Cresol, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), a fabricante de tratores Valtra,a Conceito A Studio, a Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai (ADMAU), entre outras.
Texto: Jônathas Grunheidt, bolsista na Agência Íntegra.
Fotos: Jônathas Grunheidt, Mariana Saldanha, Isadora Vaz e Eduardo Freitas, bolsistas na Agência Íntegra.









