Ir para o conteúdo O QI Ir para o menu O QI Ir para a busca no site O QI Ir para o rodapé O QI

Revista O QI fecha parceria com a Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED)

Na quinta-feira, 22 de Junho, a equipe editorial da Revista O QI, representada pela professora e orientadora Cláudia Bomfá e a acadêmica Amanda Patta, esteve presente com a Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED), uma unidade vinculada à Pró-Reitoria de Graduação, a qual desenvolve ações de apoio juntamente da UFSM para uma reunião em que foi apresentada a revista e sua importância na divulgação de artigos científicos. Um dos assuntos abordados foi a necessidade de publicar conteúdos que promovam a acessibilidade.

A CAED visa o atendimento dos alunos e professores da Instituição, através de projetos e cursos ofertados. De forma indireta, e através de projetos de extensão de alunos e professores, ela também atua na comunidade externa à Universidade. Os dados de atendimento, bem como todos os dados estatísticos dos serviços prestados pela CAED e dos cursos que foram ministrados são encontrados no site da coordenadoria, na seguinte aba: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/caed/relatorios-da-caed. A CAED abrange os seguintes quatro eixos: ações voltadas para acessibilidade, apoio à aprendizagem (permanência e conclusão do curso), ações afirmativas sociais, étnico-raciais e indígenas (acompanha e monitora o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes cotistas de escola pública, pretos, pardos, quilombolas, imigrantes, refugiados e indígenas  da UFSM) e educação-saúde (promoção da saúde mental dentro do âmbito acadêmico da UFSM); Dessa forma, vimos a necessidade de termos essa coordenadoria como parceira na jornada da revista.

Os serviços prestados pela CAED funcionam através de solicitação via e-mail caed.acessibilidade@ufsm.br e incluem as seguintes possibilidades: atendimento especializado, intérprete de libras, descrição de imagem, adaptação de materiais acadêmicos, entrega de almoço/marmitex para PCD’s, apoio a trabalhos e pesquisas acadêmicas, orientação pedagógica/psicopedagógica, avaliação psicopedagógica, orientação profissional, participação em pesquisa, monitoria indígena, monitoria de apoio às tecnologias digitais, monitoria de português como língua de acolhimento e monitoria de apoio à leitura de textos acadêmicos.

Para além da prestação de serviços, a CAED também disponibiliza materiais didáticos para suporte à comunidade. Eles se encontram na aba “Estratégias de acessibilidade – Materiais” dentro da página “Acessibilidade” no site da CAED e abrangem tutoriais, guias e manuais que visam facilitar qualquer natureza de interação e produção de conteúdo sobre e para a acessibilidade.

Além dos serviços prestados, a CAED também está envolvida em diversos projetos e cursos, entre eles os principais são: Programa Institucional Libras ON; Acessibilidade na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação Superior; Grupoterapias; Materiais de Orientação em Educação e Saúde Mental; Interculturalidade e Educação das relações étnicas-raciais; Rodas de conversa; Curso de Libras; Capacitação em Audiodescrição (Nível Básico); Capacitação sobre Transtorno do Espectro Autista na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação Superior: Alternativas e Adaptações Curriculares.

Desse modo, a revista estabeleceu uma importante parceria com a CAED para esta edição e as próximas, que consiste na revisão e diagramação de conteúdos, descrição de imagens e capacitação de um núcleo de acessibilidade dentro da equipe da O QI.

Reforçamos a importância da acessibilidade e do acesso a todos. Ficamos felizes com essa nova parceria.