SAI promove Atividade de Integração com intercambistas
Publicado em
Foi realizada, no último dia 28 de março, uma Atividade de Integração com os alunos intercambistas, promovida pela Secretaria de Apoio Internacional (SAI).
A atividade iniciou na parte da manhã com um Tour pela cidade de Santa Maria, onde foram visitados alguns dos principais pontos turísticos da cidade, tais como: Gare na Estação Ferroviária, Vila Belga, Teatro Treze de Maio, Biblioteca Municipal Henrique Bastide e Basílica Nossa Senhora Medianeira.
Ao meio dia, foi oferecido um coquetel promovido pela SAI, no Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Noel Guarany. A patronagem do DTG recepcionou os alunos e a equipe da SAI, realizando uma apresentação sobre a cultura, o clima, a geografia e a história do estado do Rio Grande do Sul. Na sequência, foi feita uma dinâmica de apresentação entre os alunos intercambistas, os integrantes do DTG e a equipe da SAI, com distribuição de brindes aos alunos. Em seguida, o grupo de danças do DTG realizou apresentações típicas da cultura gaúcha e chamou os demais para uma integração dançante. Finalmente, alguns integrantes do DTG ensinaram a prática de tiro de laço a todos os presentes que também tiveram a oportunidade de treinar.
À tarde, foi realizado um passeio pela região da Quarta Colônia, passando pelo Museu João Luiz Pozzobom no município de São João do Polêsine, indo até o Distrito de Vale Vêneto, onde foi realizada a Via Sacra do morro e um lanche no típico Bar de Imigração Italiana da Dona Romilda. Finalmente, houve o retorno para Santa Maria, onde o ônibus deixou os alunos no Prédio da Administração Central, Reitoria.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.