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Abertas as inscrições para universidades do grupo BCI – Quebéc/Canadá (Convênio Bilateral)



A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Intercâmbio Estudantil (Student Exchange Program – SEP) do ano acadêmico 2017-2018, nas universidades do Grupo BCI (Bureau de Coopération Interuniversitaire), no Quebéc- Canadá, com o qual a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) possui acordo de cooperação internacional.

No Anexo 1 e no website do SEP http://echanges-etudiants.bci-qc.ca/ você encontrará todas as informações específicas relacionadas à inscrição em cada uma das 11 universidade do grupo BCI.

Os candidatos deverão obrigatoriamente preencher a soliticação de participação no contexto do BCI-SEP. Para tanto, a SAI, por meio da pessoa responsável pelo convênio BCI na UFSM, fornecerá um código gerado no “Management site”, a cada aluno selecionado, o que dará acesso ao Formulário de Solicitação de Participação (Participation Request Form) para o ano acadêmico de 2017-2018, a fim de que realize a candidatura no site do BCI.

No website do SEP (http://echanges-etudiants.bci-qc.ca/i-am-enrolled-at-a-partner-institution-abroad/?lang=en), os alunos encontrarão todas as informações necessárias para preparar a candidatura.

Sugerimos que leiam as condições específicas estabelecidas pelas instituições do Quebéc (http://echanges-etudiants.bci-qc.ca/i-am-enrolled-at-a-partner-institution-abroad/int-selecting-my-host-institution-search-for-a-host-institution/int-am-i-eligible/int-list-of-qc-universities-additional-conditions/?lang=en). O aluno poderá somente completar uma única solicitação de participação.

O contato da pessoa responsável pelo programa BCI em cada instituição está presente no site do SEP (http://echanges-etudiants.bci-qc.ca/i-am-enrolled-at-a-partner-institution-abroad/int-finding-the-person-in-charge-list-of-people-in-charge/?lang=en) e será o principal ponto de contato para todos os assuntos relacionados ao programa.

Devido ao número limitado de candidaturas em algumas universidades, a SAI fará um ranqueamento dos alunos, conforme IDA de cada um, e divulgará a lista na página de notícias da SAI, dois a três dias após o término das inscrições.

Posteriormente, cada aluno selecionado receberá o código de acesso para o Formulário BCI, lembrando que algumas universidades também solicitam o preenchimento de formulários próprios e só aceitarão inscrições nas quais constarem como 1ª opção e outras aceitarão solicitações como 2ª ou 3ª opção.

Também é valido salientar que os alunos deverão preparar a documentação para enviar, via SAI, por correio ou digitalmente, conforme exigência da instituição canadense escolhida como primeira opção. Na maioria das universidades, os cursos são ofertados somente em francês, com algumas exeções onde são oferecidas disciplinas em língua inglesa.

INSCRIÇÕES PARA PRÉ-SELEÇÃO NA SAI:

Os alunos interessados em participar do programa BCI-SEP devem ter concluído o terceiro semestre ou estar na metade do curso, até a data do início da mobilidade e deverão entregar na SAI a seguinte documentação, conforme prazos das universidades do Grupo BCI:

– Histórico escolar;

– Comprovante de matrícula em 2017.1;

– Índice de Desempenho Acadêmico (IDA) atualizado;

– Plano de estudos devidamente assinado e carimbado, com a 1ª opção de universidade na qual o aluno realizará a inscrição no site do SEP;

– Carta de motivação.

Após ser aceito pela Universidade estrangeira, o aluno deverá entregar, na SAI, cópia dos seguintes documentos:

I. Carta de aceite da universidade de destino;

II. Passaporte com visto estudantil (conforme exigência do país ou da instituição de destino);

III. Apólice de seguro de saúde com cobertura para acidentes e repatriação;

IV. Comprovante de suficiência ou proficiência em língua estrangeira (conforme exigência da instituição de destino).

Prazos para entrega da documentação no escritório da SAI:

Até 23 de janeiro de 2017 para inscrições na Ècole nationale d’administration publique e na Université de Laval.

Até 10 de março de 2017 para inscrições nas demais Universidades.

Informações importantes: 

I. A duração de cada mobilidade é de um semestre e o aluno realizará atividades acadêmicas na universidade de destino, de acordo com o estabelecido entre as instituições para fins de reconhecimento de disciplinas cursadas;

II. No período de mobilidade, o estudante da UFSM terá sua vaga assegurada no respectivo curso, com matrícula codificada que o identifique como integrante do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional;

III. Os alunos deverão apresentar um plano de estudos, contendo as disciplinas que desejam cursar no exterior, além das disciplinas optativas a serem cursadas durante a mobilidade. O aluno deverá, preferencialmente, cursar, disciplinas para complementar o currículo da UFSM. Os interessados deverão também verificar a grade curricular do respectivo curso, na universidade de destino, para averiguar se as disciplinas se ajustam aos interesses e necessidades de sua formação acadêmica; 

IV. De acordo com os convênios bilaterais firmados pela UFSM, o aluno de mobilidade recebe isenção de taxas acadêmicas, como matrícula e inscrição em disciplinas. Todos os gastos de viagem e de estadia no exterior serão de responsabilidade do aluno, tais como visto, passaporte, passagens, seguros, alimentação e alojamento;

V. Ratificamos a importância e a total responsabilidade dos alunos em ler atentamente esta convocatória. A aprovação na universidade estrangeira dependerá do processo de cada instituição;

VI.  Após a divulgação da relação de alunos que receberão os códigos de acesso às inscrições no site do BCI-SEP, a SAI enviará um e-mail, convocando-os para uma reunião;

Mais informações pelo e-mail sai.convenios@ufsm.br, pelos telefones (55) 3220 8774 e 3220 8934 ou diretamente no escritório da SAI, no Prédio da Reitoria, 7º andar, sala, 739, das 8h às 11h30m e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

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