Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Edital Programa de Mobilidade MARCA – para docentes e alunos



 Alguns cursos da UFSM são acreditados pelo Sistema Arcu-Sul e por isso estamos divulgando o Edital do Programa MARCA – Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados pelo ARCU-SUL, com inscrições abertas para envio de Projetos com validade de dois anos – para execução nos anos de 2018-2019.

O edital e as instruções para envio de projetos encontram-se no link:

http://programamarca.siu.edu.ar/convocatoria_2017_carga_de_proyectos.php

MARCA – Intercambio de Estudiantes del Mercosur – Programa de Movilidad Académica Regional<http://programamarca.siu.edu.ar/convocatoria_2017_carga_de_proyectos.php>

programamarca.siu.edu.ar

Programa de Movilidad Académica Regional para los cursos acreditados por el mecanismo de acreditación de carreras de grado en el MERCOSUR


Informações adicionais:

-o governo brasileiro ampliou o número de vagas do Edital para 150 vagas para estudantes brasileiros, 150 para estudantes estrangeiros e 50 para docentes/coordenadores por semestre. A participação da Colômbia foi incluída no Programa.

– Reforça-se que esse novo edital prevê o financiamento das mobilidades de docentes e coordenadores (institucionais e acadêmicos) por parte do governo brasileiro e para os cursos brasileiros (cada país financiará a sua mobilidade de docentes/coordenadores). Os valores a serem pagos encontram-se no referido Edital e são estabelecidos e pagos pela CAPES.

– Para as confecções dos fluxos de mobilidades, sugere-se que cada curso preveja inicialmente uma média de três vagas para estudantes brasileiros, três vagas para estudantes estrangeiros e uma vaga para coordenador/docente por semestre.

– Ressalta-se que os números de vagas poderão ser ampliadas ou diminuídas pelo Ponto Focal brasileiro dependendo do número de projetos aprovados.


A busca de cursos acreditados para a conformação de projetos pode ser consultada através do site:

http://edu.mercosur.int/arcusur/index.php/pt-br/

ARCU-SUL – Página Inicial<http://edu.mercosur.int/arcusur/index.php/pt-br/>

edu.mercosur.int

Acreditação Regional de Cursos Universitários MERCOSUL


 Veja aqui a lista com contatos de cursos brasileiros acreditados para contribuir na conformação de projetos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-658

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes