Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI anuncia edital de intercâmbio do programa BRAFITEC para instituições francesas

A seleção é voltada para alunos da área de Engenharia e será realizada mediante à análise de documentos e entrevistas presenciais.

A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) divulgou o edital de seleção de quatro intercambistas para o projeto BRAFITEC, em parceria com cinco instituições de ensino de engenharia na França. A oportunidade é voltada para estudantes do Centro de Tecnologia (CT), matriculados nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Aeroespacial. As inscrições se iniciaram no dia 05 de março e seguem abertas até o dia 20 de março, com informações mais detalhadas disponíveis no edital, que pode ser acessado neste link.

Os alunos selecionados terão acesso à bolsas de estudo por um ano, concedidas pela CAPES, que incluem: manutenção, seguro-saúde, passagens aéreas e auxílio-instalação; além disso, também estarão isentos de taxas escolares na instituição francesa acolhedora. Alguns dos requisitos para participar da seleção são: 1) ter obtido pontuação igual ou superior a 600 pontos no ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio); 2) estar matriculado na UFSM em algum dos cursos citados acima; 3) ter integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo do curso; 4) não possuir mais que 20% de sua integralização curricular oriunda de aproveitamentos de estudos; 5) não apresentar reprovações em disciplinas até o momento da inscrição; 6) ter MGA (Média Geral Acumulada) igual ou superior a 7,00 e apresentar documento onde conste o IDA (Índice de Desempenho Acadêmico); 7) ser brasileiro e residir no país; 8) ter proficiência em língua francesa em Nível B1 ou superior, comprovado através de certificado emitido pela Aliança Francesa (TCF CAPES incluindo as provas obrigatórias e facultativas, DELF ou DALF)* e 9) não ter sido selecionado anteriormente em outro processo com bolsa de estudos no exterior, em programa ou projeto com financiamento público.

* As provas podem ser realizadas em outro estado. Veja nos seguintes links algumas informações sobre as provas em SC: Calendário e tarifas DELF-DALF 2022 – AFF  e Calendrier_TCF_2022 – AFF – novas tarifas.

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira consiste na análise dos documentos enviados pelo candidato e consequente classificação de acordo com a análise da Comissão de Seleção, que será divulgada no dia 23 de março. A segunda consiste em entrevista presencial para os selecionados, acontecendo entre os dias 23 e 28 de março. A ordem, local e horário da entrevista serão informados aos alunos selecionados na primeira etapa. Por fim, o resultado final será divulgado no dia 31 de março, na página e redes sociais da SAI.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI