A AUGM (Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu) está patrocinando o II Congresso de Internacionalização do Ensino Superior, que ocorrerá presencialmente na quinta e sexta-feira, 5 e 6 de maio de 2022, na Universidade Nacional do Ensino Superior Litoral (UNL), na cidade de Santa Fé, Argentina. O congresso estará recebendo obras até a próxima segunda-feira (28/03), enviando a notificação de aceitação até o dia 08 de abril. Participarão do evento a Universidade Nacional do Litoral (Argentina), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Brasil), a Universidade Nacional de Assunção (Paraguai) e a Universidade da República (Uruguai). Para acessar o site do evento, clique neste link.
Estão convidados a participar professores, pesquisadores, estudantes e gestores de internacionalização, que contribuirão com seus estudos junto de especialistas para debate e reflexão sobre aspectos-chave dos processos de internacionalização das Instituições de Ensino Superior, especialmente no MERCOSUL. São esperados trabalhos de pesquisa, relatos de experiências e contribuições teóricas de problematização, reflexão e discussão sobre algum dos temas previstos para serem discutidos, entre eles:
- Análise e impactos da mobilidade virtual
- Impactos do COVID-19 na internacionalização do Ensino Superior
- Gestão da Internacionalização no Ensino Superior
- Cooperação internacional e alianças estratégicas
- Mobilidade acadêmica de professores, alunos e gestores
- Apoio e orientação para estudantes estrangeiros em instituições de ensino
- Internacionalização do currículo
- Impacto da Internacionalização da Pesquisa e Inovação
- Reconhecimento de créditos acadêmicos de estudantes estrangeiros e graduados
- Reconhecimento de graus e prática profissional no MERCOSUL, nos níveis regional e global
Como participar
Os resumos dos trabalhos devem ser enviados até o dia 21/04 para o seguinte endereço de e-mail: congressoies@gmail.com. Deve ser especificado no corpo do e-mail tanto o nome e sobrenome do autor apresentador quanto o eixo temático que deseja participar. O nome da obra (anexo) deve ser enviado da seguinte forma: sobrenome do autor principal e as primeiras 3 palavras do título da obra (por exemplo: “Estudantes nacionais que realizam um intercâmbio no exterior; dificuldades e benefícios”, por: Juan Pérez e José Rodríguez. Corresponderá: estudantes nacionais perez que .docx). Além disso, os trabalhos devem utilizar o formato estabelecido no Modelo de Resumo, que pode ser acessado neste link.
Após a avaliação dos resumos, o trabalho poderá ser classificado de três formas: aprovado, aprovado com modificações ou rejeitado. Quanto às apresentações orais, os candidatos devem se atentar ao limite máximo de 10 minutos. Além disso, também estarem cientes de que os trabalhos aceitos para apresentação serão publicados posteriormente no livro de memórias do encontro.
O formulário de inscrição (para expositores e participantes) está disponível neste link. As tarifas para a participação devem ser pagas no local, no início do evento. A organização do congresso também possui algumas bolsas para reduzir em 50% o custo da taxa, que pode ser solicitada ao correio do Congresso, através do e-mail congressoies@gmail.com. A tabela de preços segue o padrão a seguir, calculado em pesos argentinos (para acessar o conversor de moedas do Banco Central, acesse este link):
- Estudantes de pós-graduação: $1500 pesos argentinos;
- Professores e profissionais: $4000 pesos argentinos;
- Estudantes de graduação: não haverá cobrança de taxa mediante apresentação de comprovante de matrícula.
Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI