Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI recebe visita de professor da Universidade de Varsóvia

Visita integra agenda de eventos do professor polonês dentro da UFSM

Na manhã do dia 20 de abril, a Secretaria de Apoio Internacional recebeu a visita do professor polonês Pawel Akadiusz Wiechetek, que integra o corpo docente da Universidade de Varsóvia (Uniwersytet Warszawski), na Polônia. Como parte da visita, os professores Dr. Paulo Bayard Dias Gonçalves (Secretário de Relações Internacionais da UFSM) e Dr. Júlio César Cossio Rodriguez (Assessor do Gabinete do Reitor na SAI) realizaram uma reunião com o professor Wiechetek, tratando do desenvolvimento regional, tanto para o Brasil quanto para a Polônia. Entre os temas tratados estavam a construção de um convênio bilateral com a Universidade de Varsóvia, de um grupo de trabalho para elaboração de pesquisas e mestrado em rede, possibilidades de mobilidade para estudantes e submissão do projeto em instituições de financiamento (CAPES, Erasmus Mundus, Horizon EU, CNPq, etc.).

Na primeira foto, da esquerda para direita: o Prof. Dr. Júlio Rodriguez, o Prof. Pawel Wiechetek e o Prof. Paulo Bayard. Na segunda foto, da esquerda para direita: o Prof. Dr. Daniel Piccilli, o Prof. Dr. Júlio Rodriguez, o Prof. Pawel Wiechetek, o Prof. Paulo Bayard e a Profa. Dra. Maria Medianeira Padoin.

Participaram da reunião a professora Dra. Maria Medianeira Padoin, que integra o corpo docente do Departamento de História do CCSH/UFSM e o professor Dr. Daniel Gustavo Allasia Piccilli, que participa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil do CT/UFSM. Como cortesia à visita do professor, foi entregue uma cópia do livro “Se Me Deixam Falar – Domitila”, da escritora Moema Viezzer, que por meio deste presente expressou sua admiração pela Universidade Federal de Santa Maria. A obra é baseada na história real da militante feminista e operária boliviana Domitila Barros de Chungara.

Como parte da programação da passagem do professor Wiechetek no Brasil, além de sua visita à SAI, também será realizada a conferência: “História, patrimônio cultural e patrimônio ambiental: possibilidades de inserção social”, no dia 25 de abril (segunda-feira), às 18h30, no auditório do CCSH (prédio 74C, 2º andar, sala 4222). A conferência é uma iniciativa do Mestrado em Patrimônio Cultural e do Programa de Pós-Graduação em História.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI