Foram publicados recentemente os editais de mobilidade internacional da SAI, que podem ser realizados através de convênios bilaterais (que podem ser consultados neste link) e pela AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevideo), com previsão de mobilidade para o primeiro semestre de 2023. Para se inscrever, os alunos de graduação precisam se atentar primeiramente aos prazos finais de envio da candidatura, que são diferentes: o edital de convênios bilaterais tem prazo final marcado para o dia 15 de setembro (quinta-feira), enquanto o da AUGM aceita inscrições até o dia 03 de outubro (segunda-feira). Nos dois casos, o período de intercâmbio é de um semestre.
Para os candidatos interessados nas mobilidades através de convênios bilaterais, é interessante notar que todos os custos referentes à viagem estão a cargo do estudante, que apenas recebe isenção das taxas acadêmicas, como matrícula e inscrição em disciplinas. Cabe também ao estudante acessar o site da universidade pretendida, conferindo se ela possui convênio com a UFSM e se possui o curso correspondente ao de origem, de forma que o aprendizado adquirido durante o intercâmbio possa ser aproveitado pela coordenação do curso. Para conferir todos os detalhes do processo seletivo, acesse e leia o edital completo com atenção.
Já para os candidatos interessados em realizar a mobilidade através da AUGM, cabe ressaltar que será disponibilizado uma ajuda de custo pela UFSM e garantia de alojamento e alimentação pela universidade de destino, além de isenção nas taxas acadêmicas. Entretanto, todos os processos relativos à ida do estudante são sua responsabilidade, o que inclui: obtenção do visto, contrato de seguro de vida, acidente, saúde e repatriação, bem como com outros custos pessoais. No edital, consta a lista de todas as instituições participantes, cabendo ao candidato procurar pelo curso correspondente ao seu de origem e se certificar de ler todos os requisitos e detalhes.
Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI