Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

UFSM Global: saiba tudo que aconteceu na primeira edição do evento

O evento ocorreu ao longo dos dias 17 e 18 de novembro, no Centro de Convenções.

Visando a ampliar a inserção da UFSM no cenário acadêmico-científico mundial, a Secretaria de Apoio Internacional realizou nos dias 17 e 18 de novembro o evento “A internacionalização da UFSM: passado, presente e futuro”, voltado para toda a comunidade da instituição. No encontro, buscou-se discutir sobre ações de internacionalização realizadas pela instituição ao longo dos últimos anos, apresentando caminhos e oportunidades disponíveis para colaboração internacional, o estímulo ao estabelecimento de parcerias que potencializem os resultados das pesquisas científicas e a discussão sobre as melhores estratégias a serem adotadas para promover a internacionalização. O evento foi realizado a partir da cooperação entre toda a equipe da Secretaria de Apoio Internacional, incluindo bolsistas específicos que atuaram somente no evento. Dividido em dois dias, o evento contou com quatro mesas de discussão, cada uma focando em uma região do globo, no primeiro, abordou a Ásia-Pacífico e América do Norte, e no segundo, Europa e Sul Global.

Equipe da SAI foi responsável por idealizar, desenvolver e executar a primeira edição do UFSM Global. Foto: Rafael Happke

Primeiro dia: Ásia-Pacífico e América do Norte em foco

Mesa de abertura foi o pontapé inicial para os dois dias de evento e contou com convidados da comunidade da UFSM. Foto: Rafael Happke

Para iniciar o evento, foi realizada a mesa de abertura, com a participação da Profa. Martha Bohrer Adaime (vice-reitora da UFSM – Gabinete do Reitor), o Prof. Paulo Bayard Dias Gonçalves (Secretário de Apoio Internacional – SAI), o Prof. Luis Felipe Valandro (Coordenador de Ações e Programas Estratégicos – PRPGP), Prof. Daniel Pinheiro Bernardon (Diretor da AGITTEC) e o Francisco Figueiredo de Souza (primeiro-secretário do Ministério de Relações Exteriores – MRE). Logo em seguida, Francisco ministrou a palestra de abertura do evento, contando um pouco sobre sua atuação no MRE e dando destaque ao PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação), que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.

Ainda durante a manhã, foi realizada a primeira mesa temática do evento, abordando a cooperação com Ásia-Pacífico, com a mediação do Prof. Júlio César Cossio Rodriguez (assessor do Gabinete do Reitor – SAI). A discussão foi iniciada com a presença virtual da Profa. Qiao Jianzhen, da Universidade Normal de Hebei (HNU – China), que abordou em sua fala a cooperação entre Brasil e China e a atuação do Instituto Confúcio na mediação desse processo. A seguir, foi a vez dos professores da UFSM contribuírem com seus relatos sobre cooperação com a Ásia, descrevendo a atuação de seus respectivos grupos de pesquisa na referida região. Primeiro, o Prof. Ricardo Luciano Sonego Farias (Programa de Pós-Graduação em Física – PGFISICA/CCNE), seguido pelo Prof. Felipe Barreto Schuch (Programa de pós-graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação – CEFD) e pelo Prof. Leandro Michels (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE/CT), que compartilharam suas experiências e pontos a serem melhorados pela UFSM em sua atuação internacional, que foi o intuito do evento.

Período da tarde abordou mesa sobre América do Norte. Foto: Rafael Happke

Durante a tarde, o evento se voltou à América do Norte, contando com a mediação do Prof. Paulo Bayard Dias Gonçalves. A mesa foi iniciada com o Prof. Vilceu Bordignon, que representou a McGill University (Canadá); o professor deu dicas para interessados em estudar no Canadá, trazendo o perfil que as universidade canadenses buscam de estudantes internacionais. Em seguida, o Prof. Luis Pedroso (Programa Fulbright) e a Profa. Sabrina Fadanelli (EducationUSA), abordaram suas respectivas associações, trazendo informações sobre bolsas de estudo nos EUA. Por fim, a mesa foi encerrada com a fala de dois professores da UFSM: a Profa. Liliana Essi (Programa de Pós-Graduação em Agrobiologia – PPG AGROBIO/CCNE) e o Prof. Telmo Amado (Departamento de Solos – CCR/Politécnico), que contaram sobre suas experiências e interações internacionais.

Segundo dia: cooperando com a Europa, América do Sul e África

Palestrantes receberam certificados de participação. Foto: Rafael Happke

O segundo dia do UFSM Global foi iniciado com a mesa de cooperação com a Europa, contando com a mediação do Prof. Estanislao Sofia (Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGLETRAS). Primeiro, a mesa contou com a fala da Profa. Irene Fenoglio, que representou a École Normale Supérieure (ENS – França); a professora abordou o seu processo de cooperação internacional com o Centro de Artes e Letras da UFSM (CAL), que foi firmado há quase uma década. A seguir, a Profa. Maria Cristina Araujo Von Holstein-Rathlou (representando o Programa Erasmus+) e a Sra. Mariana Golubi (responsável pelos Programas de cooperação bilateral do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD); elas abordaram as formas de acesso aos seus respectivos programas, trazendo um panorama geral com instruções para interessados. Para encerrar a mesa, foi a vez dos professores da UFSM trazerem suas perspectivas de interação acadêmica com a Europa, que conta com universidades milenares; primeiro, falou o Prof. Paulo Cezar Campagnol (Departamento de Tecnologia e Ciência Alimentos – CCR) e, logo, a Profa. Marilia Pivetta Rippe (Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas – PPGCO).

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI