Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

AUIP divulga editais de mobilidade para 2023

Oportunidades oferecem bolsas de estudos que auxiliam a ida de alunos de pós-graduação para o exterior.

A AUIP (Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-Graduação) está com quatro editais abertos para realização de mobilidades acadêmicas em nível de pós-graduação para o ano de 2023. Ao todo, são quase 150 bolsas para pesquisadores estudarem nas 60 instituições de ensino membros da associação, localizadas na Espanha e em Portugal. Para conhecer os possíveis destinos para a mobilidade, acesse a página de associados a AUIP. Para informações detalhadas e requisitos de cada uma das oportunidades, é importante que o candidato leia com atenção o edital de interesse e, em caso de dúvidas, contate os e-mails movilidad@auip.org e sai.programas@ufsm.br.

Mobilidades

A primeira oportunidade é referente ao edital geral para mobilidades em universidades na Espanha, que pode ser acessado neste link. Atualmente, são ofertadas no mínimo 142 bolsas, com período de candidatura se estendendo até o dia 28 de abril para mobilidades previstas entre 1 de julho e 30 de novembro de 2023. As bolsas são no valor de 1.400 euros e visam cobrir a passagem da viagem até a Europa.

A segunda oportunidade refere-se a outro edital geral de mobilidades, que pode ser acessado neste link. Atualmente, a seleção aberta refere-se às mobilidades previstas entre 1 de julho e 30 de novembro de 2023, com prazo final de inscrição em 12 de maio. Para essa oportunidade, estão sendo oferecidas cerca de 100 bolsas, no valor de 1.200 euros, visando custear a passagem. Nesta seleção, a AUIP  fornecerá ao bolsista o bilhete de avião junto de seus próprios agentes de viagem, sendo vedadas outras formas de aquisição da passagem.

Mestrado

Outra oportunidade refere-se ao edital de seleção para realização de mestrado pleno na Universidade Carlos III de Madrid (UC3M), que pode ser acessado neste link. Estão sendo ofertadas doze bolsas, cada uma no valor de 1.500 euros, que visam financiar o custo das mensalidades, além de descontos de 50% ou 100% nas taxas universitárias. Cada bolsa refere-se a um programa de mestrado, que pode ser acessado no anexo do edital. As inscrições seguem abertas até 30 de abril.

Doutorado

A última oportunidade é referente ao edital voltado para doutorado nas áreas de Economia, Negócios, Finanças e Computação, que pode ser acessado neste link. As universidades participantes são a Universidade de Huelva (UHU) e a Universidade Internacional de Andalucía (UNIA), ambas localizadas na Espanha. Serão oferecidas até três bolsas para universidades associadas, que visam o custeio geral da mobilidade. As inscrições para o processo seletivo seguem abertas até 15 de fevereiro.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI