Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Inscrições abertas para cursos de Chinês em parceria com a Universidade Normal de Hebei

Oportunidades serão ministradas de forma remota entre maio e agosto. As inscrições seguem abertas até o dia 23/04.

Estão abertas as inscrições para novas turmas dos cursos de Chinês, disponibilizados em parceria com a Universidade Normal de Hebei (HNU). Esta é a quinta vez desde 2021 que a oportunidade é disponibilizada, mostrando o sucesso da cooperação entre a UFSM e a HNU, que apenas tende a se fortalecer mais. Os cursos têm carga horária total de 30h ou 45h e são voltados para servidores e estudantes vinculados à UFSM e instituições parceiras interessados em conhecer ou aprofundar conhecimentos na cultura e língua chinesa. Neste semestre, serão oferecidas três modalidades: curso de introdução à cultura chinesa, cursos de língua chinesa (níveis 1, 2 e 3) e curso de introdução à medicina tradicional chinesa.

As aulas serão ministradas em língua portuguesa e inglesa, de forma remota, entre maio e agosto de 2023. O período de inscrições se iniciou no dia 30/03 e se encerra no dia 23/04, com divulgação do resultado parcial até o dia 27/04 e do final até o dia 03/05. Os interessados podem se inscrever através do formulário eletrônico disponível nos editais, sendo permitida somente uma inscrição por candidato. Os editais completos, com informações detalhadas e importantes sobre os processos seletivos, podem ser acessados na página de editais da SAI. A oportunidade selecionará 100 candidatos ligados à UFSM, que serão distribuídos nas seis turmas, sendo: 30 vagas para o curso de Chinês 1 (que terá duas turmas de 15 alunos), 15 vagas para o curso de Chinês 2, 10 vagas para o curso de Chinês 3, 30 vagas para o curso de Introdução à Cultura Chinesa e 15 para o curso de Introdução à Medicina Tradicional Chinesa.

Assim como nas edições anteriores, mais uma vez as vagas estão sendo divididas com instituições de ensino superior parceiras da UFSM, que preencherão metade das vagas disponíveis. São elas a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI