Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI e PRPGP anunciam aplicação de teste TOEFL-ITP para estudantes de pós-graduação

Oportunidade é gratuita e exclusiva para discentes de doutorado, com aplicação em 08 de julho.

A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) anunciam a seleção de pós-graduandos da UFSM para a realização do TOEFL-ITP, um dos principais exames de proficiência em língua inglesa do mundo. A oportunidade é gratuita e voltada exclusivamente para estudantes de doutorado, que devem ser candidatos a bolsas no exterior ou que necessitem comprovação de proficiência para atividades internacionais em 2023 e 2024.

As inscrições para a oportunidade vão até 26 de maio, através do e-mail específico para a seleção, disponível no edital, neste link. Serão disponibilizados 60 testes para os selecionados, que também terão acesso a 40 aulas preparatórias gratuitas, que ocorrerão entre 13 e 19 de junho. As inscrições serão analisadas a partir da ordem de preenchimento do formulário, priorizando a data de atividade internacional prevista, que deve ser documentada por comprovantes de aceite da instituição ou por declaração do orientador. A prova ocorrerá no dia 08 de julho, às 09h no Auditório C do prédio 18, com publicação dos resultados a partir do dia 18 de julho.

Esta é a terceira aplicação do exame para a comunidade da UFSM, resultado da parceria entre a SAI e a PRPGP. A primeira edição ocorreu em agosto de 2022, atendendo 100 selecionados e a segunda em novembro do mesmo ano, atendendo 58 estudantes. Para a estudante Isadora Pellegrini, do curso de Jornalismo, que participou da primeira aplicação, a gratuidade do exame foi de enorme importância. Ela destaca: “a possibilidade de realizar o TOEFL na graduação foi uma excelente oportunidade, já que a prova viabiliza a realização de estudos no exterior e possibilita o aprendizado acadêmico em inglês”.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI