Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Idiomas sem Fronteiras divulga oferta de cursos de francês

Cursos são gratuitos e ocorrerão em modalidade remota.



A Rede ANDIFES – Idiomas Sem Fronteiras: Francês, através do Núcleo de Línguas da UFSM, está com inscrições abertas para três cursos online e gratuitos de francês. A carga horária dos cursos está distribuída em atividades síncronas e atividades assíncronas propostas durante as aulas, utilizando as plataformas Google Meet e Google Classroom.

 

“Comunicação Oral: Interações Cotidianas” (32h)

  • Curso indicado para concluintes do curso “Comunicação Oral: Apresentar-se em Francês” que desejam continuar os estudos. As aulas ocorrerão entre 06 de junho e 25 de julho, com encontros semanais nas terças-feiras, entre às 18h30 e 20h30. Estão disponíveis duas vagas, com inscrições até o dia 02 de junho (sexta), exclusivamente por meio do link. Dentre os temas abordados estão: desenvolvimento de competências comunicativas, gramaticais, lexicais, fonéticas e socioculturais, respondendo aos objetivos pragmáticos para aprender falar de sua família, cidade, hábitos cotidianos, contar experiências, descrever e procurar alojamento, propor, aceitar ou recusar um convite e fazer chamadas telefônicas. 

“Francês para Engenharia I” (16h)

  • Curso indicado para alunos de Engenharia que nunca estudaram francês e têm interesse em conhecer a língua para participar de mobilidades via BRAFITEC. As aulas ocorrerão entre 07 de junho e 28 de julho, com encontros semanais nas quartas-feiras, entre às 18h30 e 20h30. Estão disponíveis 20 vagas, com inscrições até o dia 02 de junho (sexta), exclusivamente por meio do link. Ao final do curso, os estudantes serão capazes de compreender situações relacionadas ao cotidiano, além de se comunicar de maneira simples. 

“Leitura de textos acadêmicos em Francês” (16h)

  • Curso indicado para alunos que nunca estudaram francês e têm interesse em fazer consultas bibliográficas na língua. As aulas ocorrerão entre 02 e 30 de junho, com encontros semanais nas sextas-feiras, entre às 08h30 e 10h30. Estão disponíveis 20 vagas, com inscrições até o dia 31 de maio (quarta), exclusivamente por meio do link. O curso desenvolve as primeiras habilidades de compreensão escrita em francês, com foco na preparação para consultas bibliográficas. Serão desenvolvidas estratégias de leitura, o reconhecimento da estrutura de cada gênero textual e a atenção ao plano sintático/semântico dos documentos, com estudos específicos de pontos gramaticais.

 

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-4069

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes