Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

SAI busca voluntários com conhecimentos linguísticos para auxiliar no acolhimento de estrangeiros

Interessados devem preencher formulário próprio, não sendo necessária comprovação de proficiência na língua.



Com a previsão de chegada de estudantes internacionais na UFSM no segundo semestre de 2023, a SAI convida a comunidade a participar do processo de acolhimento. Além das campanhas Hospede um Estrangeiro e Amigo Internacional, anuncia-se a busca por voluntários com conhecimentos linguísticos para auxiliar na recepção junto aos centros de ensino. Para se candidatar, basta preencher o formulário disponível neste link. Nota-se que não é necessária a comprovação dos conhecimentos da língua, mas sim a disponibilidade e proatividade em auxiliar.

A iniciativa é uma forma de auxiliar na comunicação entre estrangeiro e sua respectiva secretaria de curso, facilitando a recepção, matrícula e adaptação ao curso. Buscam-se membros da comunidade da UFSM com conhecimentos preferencialmente nas línguas inglesa, espanhola, francesa e russa. A demanda pelo auxílio aos estrangeiros se concentra nos centros que sediam os cursos que os receberão, entre eles: Centro de Artes e Letras (CAL), Centro de Tecnologia (CT), Centro de Ciências Rurais (CCR), Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) e Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH).

Para o segundo semestre de 2023, a UFSM prevê a chegada de cerca de 20 estudantes de diversas nacionalidades. Os intercambistas estarão na universidade ao longo de todo o semestre, contando com o apoio da SAI em todas as atividades de adaptação à universidade, cidade e país e também recebendo aulas gratuitas de português. As mobilidades são provenientes dos vários programas de mobilidade que a UFSM integra e para realização de estágios.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-4177

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes