Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI marca presença em segunda edição da Reunião dos Delegados e Delegadas Assessores da AUGM de 2023

Reunião aconteceu presencialmente na cidade de La Plata, na Argentina, e discutiu os caminhos futuros da associação.

Reunião é realiza duas vezes ao ano, em universidades membro da associação. Foto: Prensa UNLP

Realizada na Universidade Nacional de La Plata (UNLP), em La Plata (AR), a segunda reunião presencial de 2023 dos delegados e delegadas assessores da AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevidéu) ocorreu nos dias 03 e 04 de agosto e contou com a presença da servidora Caroline Mello (responsável pelo Núcleo de Programas de Mobilidade da AUGM). O evento reuniu representantes de universidades membros da associação, que correspondem à Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, a fim de colaborar no cumprimento das decisões e preparar as atividades futuras da AUGM.

O primeiro dia de evento foi iniciado com uma fala do reitor da UNLP, Martín López Armengol, que deu boas-vindas aos presentes. A seguir, a reunião se iniciou, abordando questões relacionadas aos programas de mobilidade (graduação, pós-graduação, docentes e gestores) como o acordo das vagas recíprocas de mobilidade que serão disponibilizadas em 2024 e ao Plano Estratégico, que focou principalmente expansão da AUGM dentro da América Latina.

No segundo dia, ocorreu a discussão “Rumo ao CRES+5: o eixo da internacionalização nas IES”, que contou com a participação do Dr. Rui Vicente Oppermann, Diretor de Relações Internacionais da CAPES,  onde foram discutidas estratégias de internacionalização no ensino superior. A CRES+5 é um evento resultante da 3ª Conferência Regional da Educação Superior (CRES 2018), onde foi assumido o compromisso de realizar uma reunião de seguimento cinco anos mais tarde, para destacar os avanços alcançados, os desafios que permanecem e as questões emergentes. O evento acontecerá na Universidade de Brasília (DF), entre 13 e 15 de março de 2024.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI