Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

UFSM promove workshop sobre Biotecnologia, Engenharia de Software e Física Médica

Evento acontecerá presencialmente. Inscrições se iniciam no dia 07 de agosto, pelo Portal da UFSM.

Entre os dias 21 de agosto e 01 de setembro, a UFSM promove junto da Westfalische Hochschule (WH), um workshop de aprofundamento sobre os avanços mais recentes em biotecnologia, explorando os conceitos e práticas relacionados à engenharia de software e compreendendo os princípios e aplicações da física médica. O evento também informará sobre as possibilidades de intercâmbio acadêmico e profissional na Alemanha e explorará a história do país, com ênfase na emigração e imigração. Além dessas atividades, será oferecido um minicurso de alemão para brasileiros.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Portal da UFSM, a partir deste link, entre os dias 07 e 20 de agosto. O público alvo são estudantes de graduação, pós-graduação, residentes e profissionais liberais das áreas de abrangência do workshop. O número máximo de inscrições é limitado e ao final, certificados de participação serão disponibilizados de maneira online para todos que cumprirem a carga horária mínima.

O evento contará com a presença de três professores da WH: o Prof. Jürgen Znotka, da área de ciências da computação; o Prof. Dr. Uwe Strotman, da área de microbiologia aplicada e biotecnologia; e Prof. Dr. Waldemar Zylka, da área de engenharia biomédica e física médica.

Serão abordados os seguintes temas técnicos:

Biotecnologia: A biotecnologia é uma área de estudo e desenvolvimento que utiliza sistemas biológicos, organismos vivos e seus derivados para criar produtos e processos com aplicações econômicas e sociais. No minicurso sobre conceitos básicos e avanços recentes da biotecnologia, serão abordados os seguintes tópicos:

1. Introdução à biotecnologia: Definição e conceitos fundamentais;
  2. Sistemas biológicos, fermentações e bioengenharia;
  3. Produção de aminoácidos, antibióticos, biopolímeros, bioetanol, ácidos orgânicos, polissacarídeos;
  4. Biotecnologia ambiental e biodegradação;
  5. Ética e biossegurança na biotecnologia.

Engenharia de Software: A engenharia de software é uma área de estudo e desenvolvimento que se dedica à criação de soluções tecnológicas por meio de processos sistemáticos e metodologias específicas. No minicurso sobre conceitos básicos e avanços recentes em engenharia de software, serão abordados os seguintes tópicos:

1. Conceitos básicos em engenharia de software: Definição e conceitos fundamentais;
  2. Desenvolvimento ágil de software: Introdução a metodologias ágeis e comparações com a tradicional;
  3. Padrões de projeto em Java: Introdução aos padrões de projeto.

Física Médica: No minicurso sobre conceitos básicos e avanços recentes em física médica, serão abordados os seguintes tópicos:

1. Física Médica na área da saúde: Introdução à Física Médica e sua importância no diagnóstico e tratamento de doenças;
  2. Baixa dose de radiação: Conceitos e técnicas para a redução da dose de radiação em exames médicos;
  3. Reconstrução 3D: Princípios e técnicas de reconstrução tridimensional de imagens médicas;
  4. Avanços na área de inteligência artificial na radiologia: Introdução aos conceitos de inteligência artificial aplicados à radiologia.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI