Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atividades do II Simpósio de Intercâmbio Acadêmico iniciaram-se nesta semana

Evento ainda conta com atividades complementares em novembro.



Nas tardes das últimas terça e quarta-feira (23 e 24), foram iniciadas as atividades da segunda edição do Simpósio de Intercâmbio Acadêmico (SIA). Parte da programação da 38ª Jornada Acadêmica Integrada, quatro subeventos ocorreram: o SIA modalidade High School e três das cinco oficinas de Português como Língua Estrangeira (PLE). As atividades são o pontapé inicial do II SIA, que possui programação complementar agendada para a segunda semana de novembro.

Estudantes do ensino médio tiveram oportunidade de divulgar pesquisas e desenvolver conhecimentos na língua inglesa. Foto: Equipe do SIA.

O primeiro sub-evento, SIA High School, ocorreu entre às 14h e 16h na sala 218, localizada na Reitoria da UFSM. Ao todo, foram quatro trabalhos apresentados por estudantes do Colégio Técnico Industrial (CTISM) e Colégio Politécnico da UFSM. Na ocasião, os estudantes tiveram cinco minutos para apresentarem suas pesquisas em língua inglesa, para um público não especialista – configurando uma oportunidade de desenvolvimento acadêmico, pessoal, profissional e linguístico. Esta é a primeira edição da modalidade, que recebeu retorno positivo do público, o que facilita e motiva a sua continuidade.

Os quatro trabalhos apresentados foram:

  • “Development of permethrin-saturated apparel for mosquito repellency and its potential application”, da estudante do Colégio Politécnico Mariana da Silva Alves, sob a orientação do Prof. Rodrigo Rozado;
  • “Hydrological modeling database”, da estudante do CTISM Sofia Valentina Tonetto Duarte, sob a orientação do Prof. Daniel Gustavo Allasia Piccili;
  • “Construction of a Tesla coil for observation of electromagnetic induction”, do estudante do CTISM Julio Cesar de Lima Silva, sob a orientação do Prof. Fernando Guilherme Kaehler Guarda;
  • “English tutoring for a CTISM high school group”, da estudante do CTISM Luiza Vargas Dalmolin, sob a orientação da Profa. Milene Vania Kloss.

O segundo sub-evento, que ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro, compreendeu três oficinas de formação de professores de Letras. As oficinas ocorreram no prédio 16B, das 14h às 18h, com presença de interessados previamente inscritos. O objetivo foi ampliar conhecimentos sobre o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), de modo que os presentes possam exercer a função de avaliadores no III Pesquisadores Sem Fronteiras, evento que ocorre em novembro e que integra o II SIA.

As três oficinas ministradas foram:

  • “Rede Idioma Sem Fronteiras e Ensino de PLE: Experiência Local”, ministrada pela Profª Drª Tânia Maria Moreira (Unifesspa/UFSM);
  • “Choque Cultural: Desafios no Processo de Internacionalização Universitária”, ministrada Drª Larissa Cristina Dal Piva Moreira (UFRGS);
  • “O Que e Como Avaliar: A Construção de Critérios de Avaliação para Comunicações Orais de Estudantes Internacionais”, ministrada pelo Prof. Guilherme Barbat Barros (UFSM).

Mais atividades à frente

As atividades realizadas nos dias 23 e 24 são apenas o início da segunda edição do SIA. Em 31 de outubro, às 19h, ocorrerá de forma remota a oficina “A História do PLE/PLA no Brasil”, ministrada pela Profa Dra Nildicéia Aparecida Rocha (UNESP). Entre 07 e 08 de novembro, ocorrem as apresentações da modalidade Higher Education e as apresentações do III Pesquisadores/as Sem Fronteiras. No segundo, os estudantes de Letras que realizaram as oficinas de PLE atuarão como avaliadores dos trabalhos apresentados por estudantes internacionais presentes na UFSM, colocando em prática os conhecimentos apreendidos na formação.

Para conferir a programação completa do II SIA, acesse a página do evento.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-4402

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes