Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Edital da SAI abre oportunidade de intercâmbio para o Canadá

O Edital contempla 6 instituições de ensino canadenses e prevê a realização de mobilidade para alunos de graduação a partir de setembro de 2024

A SAI publicou na última semana o edital de mobilidade do Grupo BCI (Bureau de Coopération Interuniversitaire), com destino à Quebec, no Canadá. O edital prevê a pré-seleção de candidatos para a realização de intercâmbio, durante o ano acadêmico 2024-2025. O número de vagas disponíveis varia para cada universidade e os requisitos dependem das condições específicas das instituições, disponíveis neste link. No total, são 6 instituições participantes, que podem ser consultadas no BCI SEP Summary Table. A SAI, neste processo, age como mediadora, sendo inicialmente responsável por fazer a pré-seleção do estudante e, caso ele seja aceito pela universidade pretendida, fará também a nomeação e o acompanhamento da candidatura do estudante.

No plano de estudos, os candidatos poderão elencar disciplinas optativas, realizar trabalho final de curso, participar de atividades de pesquisa e extensão ou outras atividades acadêmicas semelhantes. O estudante pode se candidatar apenas uma vez, indicando a primeira opção de universidade de destino, já as outras opções devem ser preenchidas diretamente no Formulário online do BCI. Alguns dos requisitos que devem ser atendidos é a conclusão mínima do quarto semestre, ter Média Geral Acumulada (MGA) igual ou superior a sete, respeitar os pré-requisitos do curso de origem e destino e a apresentação do Plano de Estudos aprovado pela coordenação de curso. Para a construção do Plano, o candidato deve se certificar que as disciplinas de seu interesse serão ofertadas no semestre da mobilidade, além de verificar se elas poderão ser aproveitadas pela coordenação após o retorno.

É importante salientar que, conforme o acordo bilateral firmado entre a UFSM e o Grupo BCI, o intercambista recebe isenção de taxas acadêmicas, como matrícula e inscrição em disciplinas, mas ainda é responsável pelos gastos com viagem e com sua estadia no exterior, bem como emissão de passaportes e realização de teste de suficiência, se necessário. Para a pré-seleção não é necessário a apresentação do passaporte, que se torna obrigatório apenas a partir da nomeação do candidato. Além disso, os estudantes devem estar atentos à necessidade de testes de suficiência linguística que cada universidade pode exigir, visto que na maioria das universidades, os cursos são ofertados somente em francês.

As inscrições estarão abertas até 05 de fevereiro de 2024 e podem ser realizadas por meio do formulário online disponível neste link.

Texto: Núcleo de Comunicação da SAI e Pedro Souza (Acadêmico de Jornalismo)

Revisão: Núcleo de Convênios e Mobilidades Bilaterai