Entre os dias 26 e 30 de abril, a equipe da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) participou da FAUBAI Conference 2025, realizada em Brasília/DF pela Associação Brasileira de Educação Internacional. Já em sua 37ª edição, que teve como tema “Rumo a Parcerias Equitativas e Sustentáveis”, a conferência reafirma seu papel como o principal espaço de articulação e debate sobre a internacionalização do ensino superior no Brasil, reunindo representantes de universidades, governos e organizações internacionais de diversos países.
Neste ano, a Universidade Federal de Santa Maria foi representada por uma delegação institucional composta pelos dirigentes da SAI, Paulo Bayard Dias Gonçalves e Júlio César Cossio Rodriguez, e pelas servidoras Gracielli Mainardi (responsável pelo Núcleo de Programas Multilaterais e Estágios e pelo projeto China), Patrícia Fernandes (responsável pela Secretaria do Comitê de Internacionalização, Programa PILA e Mobilidades Bilaterais), Daniela do Canto e Amy Lee (tradutoras e intérpretes de língua inglesa, responsáveis pelo Núcleo de Idiomas e Traduções).
Durante o evento, a delegação se dividiu para acompanhar plenárias, painéis temáticos e workshops cruciais para os eixos estratégicos de internacionalização da universidade. Temas como Internacionalização em Casa, Mobilidade Virtual e Híbrida, Financiamento de Projetos Internacionais, Desafios da Internacionalização no Sul Global, lançamento do programa CAPES Global e o impacto da Inteligência Artificial na Internacionalização foram destaque, proporcionando valiosos insights e reafirmando a importância crescente da internacionalização em casa. Além disso, as servidoras da SAI também apresentaram cinco trabalhos nas sessões temáticas do evento, que deram destaque à ações e estratégias internacionais promovidas pela UFSM:
- A criação do Comitê de Internacionalização (CoInter) e do Comitê Descentralizado de Internacionalização (CoDinter) na Universidade Federal de Santa Maria (Patrícia Fernandes)
- China @ UFSM (Gracielli Mainardi)
- Impacto da adesão ao PEC-PLE na internacionalização da UFSM (Gracielli Mainardi)
- UFSM Staff Language Initiatives (Amy Lee)
- Bridging Global Education Locally (Daniela do Canto)
Paralelamente à programação oficial, também foram realizadas importantes reuniões com atuais e futuros parceiros, com vistas a ampliar as possibilidades de internacionalização da UFSM. Essa forte representação, além de permitir uma atuação estratégica em diversas frentes, também colocou a UFSM em evidência no evento. A percepção do público, comunicada aos participantes em diversas oportunidades, foi de que o setor de internacionalização da universidade vem realizando um trabalho de excelência, tornando-a reconhecida como uma das instituições mais avançadas nessa área e sendo citada como referência nacional.
Além disso, a equipe também ressaltou a importância da instituição oportunizar a apresentação dos projetos e iniciativas inovadoras que estão sendo desenvolvidas no âmbito da SAI, o que aconteceu pela primeira vez em uma conferência desse porte. Segundo a avaliação das participantes, os resultados obtidos no evento superaram as expectativas iniciais. O expressivo interesse demonstrado nas ações desenvolvidas pela UFSM gerou grande engajamento e favoreceu a construção de uma significativa rede de contatos institucionais, com vistas a futuras ações e parcerias voltadas principalmente para a prospecção de novos projetos, desenvolvimento de políticas de internacionalização e promoção de proficiência linguística.