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Intercâmbio Bilateral

A mobilidade acadêmica internacional ou intercâmbio por meio de convênio bilateral pode ser solicitada por alunos da UFSM, a partir do terceiro semestre ou que até a candidatura já tenham integralizado 50% dos créditos do curso. Esse tipo de intercâmbio isenta o(a) aluno(a) do pagamento de taxas acadêmicas nas universidades de destino, mas não conta com bolsas de auxílio financeiro.

Embora a oferta de vagas nas universidade conveniadas seja de fluxo contínuo, a SAI divulga, semestralmente (normalmente em março e em agosto), Editais com ofertas de vagas informadas pelas universidades, o que nem sempre ocorre com todas aquelas que possuem convênio. Quando as vagas para determinada universidade não são divulgadas pela SAI, o(a) aluno(a) poderá solicitar a informação ao Núcleo de Convênios e Mobilidades Bilaterais (sai.bilateral@ufsm.br) que fará contato com a universidade conveniada de interesse do(a) aluno(a), solicitando a informação sobre oferta de vagas em determinado curso. Entretanto, o(a) próprio(a) aluno(a) também poderá entrar em contato com a instituição estrangeira e informar à SAI sobre a disponibilidade de vaga, a fim de que possamos fazer a nomeação do(a) aluno(a).

Após a inscrição, na SAI, a documentação do(a) aluno(a) é analisada (Plano de Estudos (2023), histórico acadêmico, índice de desempenho acadêmico, documento de identidade com cpf e declaração de ciência) para fins de desempate, caso o número de inscritos seja maior do que o número de vagas ofertadas e também para verificar os pré-requisitos básicos, conforme legislação da UFSM. Em seguida, o Núcleo de Convênios e Mobilidades Bilaterais realiza as nomeações para a universidade de destino que, posteriormente, informará ao(à) aluno(a) sobre a documentação e procedimentos necessários para o processo de candidatura. Finalmente, a carta de aceite é enviada ao(à) aluno(a), por e-mail, pela Universidade Estrangeira Conveniada e, frequentemente, a versão original é enviada fisicamente à SAI, que informará ao(à) aluno(a) para que ele(a) possa retirar o documento na secretaria.

Para manter a situação de aluno regular, antes da saída para a universidade estrangeira de destino, o(a) aluno(a) da UFSM deverá entregar na SAI cópias do passaporte, do visto, do seguro saúde, vida e repatriação e o Registro de Chegada, a fim de que tenhamos um dossiê completo desse(a) aluno(a). Após entrega ou envio dessa documentação, podemos solicitar ao DERCA a manutenção do vínculo desse aluno na Modalidade Intercâmbio, com matrícula na disciplina INT 1000 (Intercâmbio Cultural), no período em que estiver em mobilidade acadêmica internacional.

Alunos estrangeiros de universidades conveniadas também podem realizar um período de estudos na UFSM, contanto que sejam nomeados pela instituição de origem e apresentem toda a documentação necessária, conforme Convocatória IN enviada no início de cada semestre, a fim de que a SAI possa encaminhar a candidatura desse(a) aluno(a) ao respectivo curso da UFSM. Após análise da documentação e, principalmente, do plano de estudos do(a) aluno(a), o coordenador do curso envia o “de acordo” à SAI, que fará a carta de aceite e a enviará ao(à) aluno, por e-mail e, quando solicitada, por correio. Mais informações para alunos internacionais aqui.

 OUTRAS OPORTUNIDADES POR CONVÊNIOS BILATERAIS:

Edital para intercâmbio em universidades do Grupo BCI (Bureau de Coopération Interuniversitaire, Canadá)

Abertura: Entre dezembro e março

Onde: Na aba “Editais”, no site da SAI

Vagas: Varia de universidade para universidade

Proficiência em línguas: A maior parte exige o Francês, mas algumas aceitam o Inglês.

  • É necessário que o(a) candidato(a) leia com atenção o Edital e as condições específicas estabelecidas pelas instituições, a fim de melhor preparar-se para a solicitação de candidatura.
Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP)

Abertura: Normalmente em fevereiro

Onde: No site do ELAP que é coordenado pelo governo canadense. A SAI também divulga a notícia no site.

Vagas: Cada universidade canadense seleciona os candidatos para concorrerem à bolsa.

  • É necessário que o candidato verifique o prazo para envio da documentação referente ao ELAP pela universidade canadense escolhida, o que é geralmente anterior ao prazo citado no site do ELAP. Também, o candidato deve estar ciente de que, para o nível de graduação, a universidade canadense deve possuir convênio com a UFSM.
  • Nesse caso, recomenda-se que o estudante realize a inscrição em uma das universidades do grupo do BCI que são as instituições que possuem acordo ativo com a UFSM para intercâmbio de estudantes. Os documentos solicitados para concorrer à bolsa ELAP e para candidatar-se ao intercâmbio nas universidades canadenses são diferentes e devem ser organizados em arquivos separados a fim de que sejam enviados (por e-mail ou correio, pelo aluno ou pela SAI) à universidade no Canadá.

DICA IMPORTANTE: Sugiram aos seus professores que busquem firmar mais acordos de cooperação internacional com Universidades Canadenses. Assim, vocês terão mais opções para candidatura ao ELAP. Mais informações sobre como firmar um convênio bilateral em https://www.ufsm.br/orgaos-de-apoio/sai/como-firmar-um-convenio-bilateral/  ou pelo e-mail sai.bilateral@ufsm.br.