Ir para o conteúdo Silveira Martins Ir para o menu Silveira Martins Ir para a busca no site Silveira Martins Ir para o rodapé Silveira Martins

UFSM Silveira Martins recebe exposição de pinturas de Lucília Maria Abrahão Sousa

No dia 24 de outubro, 17h, a sala de exposição Nelson Elwanger, parte do Centro de Documentação e Memória (CDM), abriu a exposição “Tecendo cores para um amanhã”, mostra com aquarelas da professora, pesquisadora e artista Lucília Maria Abrahão Sousa (USP/Ribeirão Preto). O evento de abertura contou com alunos e professores do curso de Letras, entre outros convidados, e fez parte da abertura da XXVI edição da Semana de Letras da UFSM, promovida pelas Coordenações dos Cursos de Letras Licenciatura e Bacharelado, que ocorrerá entre 25 a 27 de outubro de 2023, durante a Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.

Quanto à exposição, ela segue na Sala Nelson Ellwanger, na UFSM Silveira Martins até o dia 24 de novembro de 2023. A abertura contou com fala da Professora e Diretora do CDM Amanda Scherer que entregou a Lucília o termo de doação das pinturas que constituem a exposição para o CDM da UFSM e um bate-papo com a artista mediada pelo professor e escritor Enéias Tavares. O evento findou com um pequeno café colonial e com os presentes conversando com a artista. Destacamos o trabalho de Juliana Cielo, responsável pela organização da exposição e pela comunicação visual da mostra, e também pelo auxílio do discente Robson Severo, e dos colegas da UFSM Silveira Martins André Paines e Bruno Viera Gai, além da presença do comitê gestor do espaço, representado pelo professor e músico Gerson Wérlang. A exposição também contou com entrega de cartões postais aos presentes baseados na obra da autora, numa parceria com Imprensa Universitária da UFSM.

O trabalho acadêmico de Lucília Maria Abrahão Sousa é digno de nota, com livros publicados, conferências ministradas e um sem número de trabalhos orientados em nível de graduação e pós-graduação. Quanto à sua carreira artística, Lucília se dedica a esse há vinte anos, tendo participado do Atelier de pintura de Waldomiro Santana (2003-2013) e retomado a pesquisa com tinta acrílica nesse ano. Com a artista Adriana Amaral (2013 a 2015), experimentou a pintura em porcelana. No Atelier de cerâmica Emergências Poéticas, de Guido Catalans (2017 a 2023), vem trabalhando com diferentes tipos de argila, desenvolvendo peças de diferentes dimensões. Em 2023, começou a participar do Atelier Ubirajara Junior, momento em que o encontro com a aquarela foi possível, mobilizando essa técnica em diferentes materialidades como tecidos e papéis especiais. Com as noções de bordado e tapeçaria, aprendidas no Ateliê “Linhas e lãs” e desenvolvidas durante a gestação de seus quatro filhos, tem feito desenhos com fios de linhas em trabalhos plásticos.

Com trabalhos de pintura, já fez dez exposições individuais, dentre elas: “Imagens do feminino” (2010 – Galeria Unaerp), “Cenas sem nome” (2012 – Itaú Personalité), “Entre temas, traços e letras” (2013 – Instituto Kaiser) e “Interiores” (2013, Atelier Atalie). Participou de dezenas de exposições coletivas com colegas de ateliês e s convite de artistas. Em 2022, expôs um trabalho plástico como artista convidada na exposição anual do Atelier Ubirajara Junior. Com as obras de cerâmica, foram duas exposições individuais “O barro, a mão e o vazio: esculturas da quarentena” (2019 – Psipolis, Universidade de Campinas) e “Figuras do feminino” (2023 – Atelier Marian Dias), além de seis exposições coletivas, uma no Salão Internacional de Artes de Lisboa (2021). Em 2023, sua obra “Brincando com Candinho” recebeu o prêmio destaque na 48º Semana Cândido Portinari em Brodoswki. Além disso, já teve trabalhos publicados na capa de cinco revistas, duas teses e três livros.

No bate-papo, ela falou sobre criação, rotina de trabalho e a importância da arte para seu fazer acadêmico. “Na arte, diferente do trabalho de ciência, eu tenho um espaço todo meu no qual me permito errar”, reflete ela. Além disso, deu dicas aos alunos e professores presentes sobre exercerem sua criatividade, especialmente em tempos sombrios como os nossos, no qual pandemia, guerra e irracionalidade muitas vezes marcam o dia a dia fora e dentro da universidade. Dessa ideia decorre o tema da exposição “Tecendo cores para um amanhã”, exposição que a comunidade da UFSM e de Silveira Martins tem a honra de acolher no Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM Silveira Martins.

Mais fotos da exposição no LINK