Ir para o conteúdo HVU Ir para o menu HVU Ir para a busca no site HVU Ir para o rodapé HVU
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Nota de falecimento – Dr. Osvaldo de Lima e Silva



No dia 25 de fevereiro, faleceu em Porto Alegre, o Engenheiro e Arquiteto Uruguaianense, OSVALDO DE LIMA E SILVA, aos 93 anos de idade. Conheceu a esposa, a arquiteta suíça Anne Stragiotti, quando trabalhavam num grande estúdio de arquitetura, nos anos 1950, com o famoso arquiteto Sérgio Bernardes, no Rio de Janeiro. O casal teve cinco filhos, dois homens e três mulheres.

Ele foi proprietário da Estância e Cabanha Lapa, cuja sede está localizada no Caiboaté, município de Uruguaiana/RS. Na década de 70, a Estância contribuiu de forma impar com a introdução da transferência de embriões (TE) bovinos no Brasil. Naquele final de década, um de seus sobrinhos, o médico Veterinário Dr. Carlos Antonio Mondino Silva estava à frente da execução do projeto de intercâmbio Brasil-Alemanha na área da Medicina Veterinária da UFSM, juntamente com o Dr. Severo Sales de Barros, que coordenou o programa de intercâmbio. Com a necessidade de matrizes bovinas para introduzir a técnica da TE no Brasil, o Dr. Osvaldo foi o primeiro a colocar a disposição e a ceder fêmeas do seu plantel Simmental-Fleckvieh para a equipe da UFSM, tornando a Estância e Cabanha Lapa, uma das pioneiras na transferência de embriões no Brasil.

Entre as inúmeras obras, Dr. Osvaldo e Dr.ª Anne idealizaram e executaram o projeto do novo Hospital da Santa Casa de Uruguaiana (projeto arquitetônico doado à comunidade) e o da Estação Rodoviária do município, uma obra avante-tarde. Projetaram também o Lanifício Valuruguai.

Dr. Oswaldo e a Dr.ª Anne elaboraram importantes projetos que vieram a compor em distintas épocas o Hospital Veterinário (HVU) da UFSM. Eles conceberam o projeto do Anfiteatro Dr. Bozano, a criação do Anfiteatro da Patologia Veterinária, o centro Cirúrgico de Equinos do HVU e o Embryolab. Todos estes projetos arquitetônicos foram desenvolvidos e acompanhados nas distintas etapas de construção com visitas regulares da Dr.ª Anne e Dr. Osvaldo e doados à UFSM.

Nosso reconhecido agradecimento pelo apoio e dedicação incondicional na concepção e doação dos projetos de infraestrutura universitária que atualmente compõe o HVU/UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-401-274

Publicações Recentes