Ir para o conteúdo HVU Ir para o menu HVU Ir para a busca no site HVU Ir para o rodapé HVU

OUTUBRO ROSA PET 2023: iniciativa visa informar e educar sobre o câncer de mama em cadelas e gatas

À medida que o mês de outubro passa, uma campanha de conscientização ganha destaque não apenas para as pessoas, mas também para os nossos queridos amigos de quatro patas.

Realizado em conjunto com o Grupo de Estudos em Oncologia Veterinária (GEOnco), a Liga Acadêmica de Cirurgia Veterinária (LACIVET) e o Hospital Veterinário Universitário (HVU), o Outubro Rosa Pet é uma iniciativa que visa informar e educar sobre o câncer de mama em cadelas e gatas.

O câncer de mama figura entre as neoplasias mais comuns em cadelas e gatas, destacando a importância crucial da conscientização para detecção precoce e tratamento da doença. Assim como nas mulheres, a identificação precoce desempenha um papel fundamental na determinação do prognóstico, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido. Nesse contexto, manter um olhar atento e realizar consultas regulares com um médico veterinário pode fazer toda a diferença na saúde de nossos animais de estimação.

Uma das medidas preventivas mais eficazes contra o câncer de mama em animais é a castração, especialmente quando realizada antes do primeiro cio. Além de reduzir significativamente o risco de câncer, a castração também contribui para evitar outras complicações de saúde, como a piometra (infecção grave do útero) e prenhez indesejada. No caso de diagnóstico positivo, existem diversas opções de tratamento disponíveis. A cirurgia é frequentemente realizada para a remoção do tumor, e, em certos casos, a quimioterapia pode ser recomendada para assegurar a eliminação das células cancerígenas. Mesmo assim, é importante ressaltar que a escolha do tratamento depende do estágio e do tipo específico do câncer, sendo a avaliação de um médico-veterinário imprescindível para a tomada de decisões apropriadas.

Com base no quadro de saúde do seu animalzinho, é possível discutir as opções de tratamento disponíveis e ajudar a tomar os melhores caminhos que garantam o bem-estar do animal. É importante também mencionar que a administração de progestágenos — como são chamadas popularmente as “vacinas anti-cio” — pode aumentar o risco de câncer de mama e de outras complicações em cadelas e gatas, uma vez que essas substâncias podem desencadear desequilíbrios hormonais que favorecem o desenvolvimento de tumores mamários. Neste Outubro Rosa Pet, lembre-se de que a conscientização é a chave para a saúde de nossos amigos de quatro patas.

Esteja atento aos sinais de câncer de mama, como nódulos, inchaços ou alterações na região, apalpando as maminhas regularmente. Para garantir uma vida saudável e mais feliz aos animais de estimação, é fundamental consultar regularmente um médico-veterinário. Vista-se de Rosa o ano inteiro. O Outubro Rosa Pet é uma oportunidade de disseminar o conhecimento e expressar ainda mais o amor que temos pelos nossos companheiros de quatro patas. Juntos, vamos combater o câncer de mama.

Para mais informações entre em contato com o HVU – WhatsApp 55 99161 7477.