Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Três projetos de empreendedores da Incubadora Pulsar foram aprovados no Programa Doutor Empreendedor



Três projetos de empreendedores que estão na Pulsar Incubadora Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tiveram seus projetos contemplados pelo edital Doutor Empreendedor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS).

 

Conheça os projetos:

ÁRION Carbon Store: Geração de créditos de carbono para fazendas sustentáveis utilizando modelos matemáticos baseados em processos

O intuito do projeto é desenvolver uma plataforma que consiga codificar a pegada de carbono das áreas agrícolas do Brasil. De acordo com José Eduardo Winck, isso significa “quantificar em um primeiro momento quanto que as lavouras de soja, milho, trigo e arroz estão sequestrando de carbono da atmosfera”. 

Com os cálculos da pegada de carbono efetuadas pela plataforma, agricultores com boas práticas agronômicas, que respeitam o meio ambiente e as leis de proteção, poderiam ser recompensados com créditos de carbono, que poderão ser comercializados dentro da plataforma, assim, o produtor passará a ser remunerado pelas suas boas práticas.   

O projeto é uma joint venture entre a Crops Team e o My Store, portanto, a intenção é incubar a ÁRION Carbon Store como mais um empreendimento na universidade. 

 

Desenvolvimento de novos alimentos funcionais para promoção da imunidade e ampliação da saúde e bem-estar

Proponente: Thaiane Marques da Silva

Startup: Weecaps

O projeto trata da proteção de compostos sensíveis como vitaminas, aminoácidos, probióticos e afins, pela tecnologia de microencapsulação e aplicação dos mesmos, através de parcerias com indústrias, em alimentos e bebidas, bem como na comercialização dos produtos desenvolvidos. Segundo com Thaiane Marques, a  Weecaps já vem trabalhando no desenvolvimento de produtos com a tecnologia de microencapsulação, então, este projeto será incorporado à rotina de produção e análises da startup. 

Assim, o projeto irá fornecer as condições necessárias para a produção de ingredientes inovadores que beneficiarão a saúde e o bem-estar da população e levará ao mercado produtos disruptivos e pioneiros.

 

Inteligência artificial via machine learning para controle da qualidade do leite bovino e de silagem on farm: resultados rápidos e rastreáveis em um único dispositivo

Proponente: Paula Dalla Vecchia

Startup: Zeit Portabilidade

O objetivo do projeto é a construção de uma tecnologia portátil com inteligência artificial embarcada, para determinar alguns parâmetros da qualidade do leite e da composição química da silagem, ou seja, do alimento fornecido aos bovinos leiteiros, dentro da propriedade dos produtores. O dispositivo será conectado a um aplicativo desenvolvido pela própria Zeit para realizar as análises em campo, armazenar os dados obtidos e criar um histórico de cada animal. Com isso, é possível balancear a alimentação fornecida aos animais, e os produtores ganham mais controle interno, garantindo a qualidade e a rastreabilidade do produto final. 

 

De acordo com Paula Dalla Vecchia, a execução do projeto será importante para romper com a ideia tradicional de que os serviços de monitoramento e controle da qualidade em geral devam ser feitos exclusivamente em laboratórios tradicionais, cujos levam até 10 dias úteis para passar os resultados ao produtor.  Este meio tempo de espera traz prejuízos, já que a silagem pode acabar e ser trocada, ou o leite pode não ter a qualidade exigida pelas cooperativas de laticínios, devido à falta de monitoramento diário. 

 

Além disso, a execução do projeto irá aproximar os grupos de pesquisa da UFSM e os alunos de graduação ao setor privado, dando assim mais embasamento prático e direcionando pesquisas futuras às necessidades do mercado e da sociedade.

 



Sobre o Edital Doutor empreendedor:

 

Em 2020, três projetos da UFSM foram aprovados neste Edital, e em 2022, foram quatro contemplados, e destes, três de empreendedores da Pulsar.  Ele tem como intuito fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos ou de processos inovadores, realizados por doutores apoiados por instituições científicas, tecnológicas e de inovação no Rio Grande do Sul, para assim levar o conhecimento e as tecnologias geradas nas universidades para o mercado. 

 

Foi lançado em 30 de março deste ano, e recebeu propostas até 31 de maio. O processo de avaliação passou então pela análise documental, avaliação das propostas e defesa oral perante a comissão julgadora. O Edital prevê o investimento de quase R$ 7,5 milhões divididos pelos 39 projetos selecionados, a partir de novembro deste ano.  

 

De acordo com Anderson Paim, gestor da Pulsar, o edital Doutor Empreendedor é uma excelente iniciativa para a transformação do conhecimento acadêmico gerado pelos pesquisadores em empreendimentos potencialmente sustentáveis, que geram como forma de impacto, o desenvolvimento econômico. Assim, a Incubadora Pulsar incentiva doutores e doutorandos a trazerem suas pesquisas e as tornarem um negócio que gera inovação. 

 

Texto: Paola Jung, jornalista colaboradora da Assessoria de Comunicação da Incubadora Pulsar

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-663

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes