Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Santa Maria + é lançado no South Summit Brazil



Iniciativa entre Prefeitura de Santa Maria, InovaTec UFSM Parque Tecnológico e Instituto Caldeira gera oportunidades de desenvolvimento econômico para a cidade

Conectar Santa Maria com um dos principais hubs de inovação do Rio Grande do Sul, esse é um dos objetivos do Santa Maria +, lançado no dia 31 de março no espaço do Sebrae no South Summit Brazil. O projeto é uma iniciativa entre Prefeitura de Santa Maria, InovaTec UFSM Parque Tecnológico e Instituto Caldeira que, por meio de ações conjuntas, promoverão o desenvolvimento do ecossistema de inovação da cidade.

O Instituto Cadeira é um hub de inovação com mais de 22 mil m², localizado em Porto Alegre, que conecta grandes empresas, startups, universidades e o poder público. Segundo a  Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Maria, Ticiana Fontana, “a cidade se beneficiará dos programas e serviços ofertados pelo Instituto”. Ela explica que no primeiro momento, a cidade terá direito a seis posições de coworking, 30 horas de reunião, Mesa Caldeira e eventos exclusivos, gestão de contas ativas para conexões, duas datas Caldeira, Conecta (inovação aberta) em duas teses, acesso ao Hub, à programação e a conteúdos e happy hour da comunidade. No segundo momento, o município poderá ocupar 32m² no Instituto Caldeira, com a possibilidade de abertura do espaço para outras instituições e empresas vinculadas ao ecossistema de inovação de Santa Maria”.

Para a Gestora do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, Maria Daniele Dutra, o Santa Maria + é a certeza de que o ecossistema de inovação de Santa Maria está no caminho certo da conexão, sinergia e da cooperação. “Empreendedores da nossa cidade terão a possibilidade de usufruir de um ambiente que nos conecta não só com nosso Estado, mas com o mundo. Isso gera oportunidades para as pessoas, e promove o desenvolvimento econômico de Santa Maria”, destaca. 

Durante o lançamento do projeto Santa+, o Diretor Executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério, destacou o pioneirismo da cidade na proposta de conexão com o Hub e atuação conjunta entre o poder público, parques tecnológicos, empreendedores, Sebrae e setor produtivo. “É um momento histórico não só para a trajetória do Caldeira, mas também de consolidação do ecossistema do Rio Grande Sul. Desde que nascemos, um dos principais objetivos era fomentar as conexões com outros habitats de inovação do nosso Estado. Entendemos o momento que Santa Maria está vivendo em termos de amadurecimento do seu ecossistema, e surgimento de novas empresas de tecnologia. Temos oportunidade de trazer tanto os empreendedores, quanto às iniciativas que acontecem em Santa Maria,  para  conectarem-se com os diferentes hubs e parceiros que temos nacionalmente e internacionalmente, seja participando dos nossos programas e missões internacionais.  Vamos promover de fato a recuperação e autoestima do jovem empreendedor gaúcho, que tem que entender que ele não precisa sair do nosso Estado para construir e gerar valor para à sociedade, ele pode ficar aqui. O que está sendo constituído como hub físico do ecossistema de Santa Maria dentro de um hub como o Caldeira, só fortalece a proximidade dos atores nessa atuação conjunta”. 

“Com certeza, essa parceria só traz benefícios. Serão mais oportunidades de qualificar os trabalhos de inovação e tecnologia que já estão estão sendo feitos em Santa Maria. É um passo muito importante para conectarmos o ecossistema de inovação da cidade com um dos melhores ambientes de negócios do Estado”, afirma o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo.

A apresentação do projeto Santa Maria +, realizada no último dia do South Summit Brazil no espaço do Sebrae, contou com a participação do ecossistema de inovação de Santa Maria, representado pelo poder público, parques tecnológicos, universidades, incubadoras, startups e empreendedores e iniciativas de desenvolvimento. Na ocasião, o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, a Gestora do InovaTec UFSM e o Diretor Executivo do Instituto Caldeira assinaram o documento de Protocolo de Intenções do projeto. 

 

Texto: Assessoria de Comunicação InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Foto: Gabriele Sanger.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-824

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes