Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

Startups do InovaTec UFSM participam da 32ª edição do Encorte

O 32º Encontro de Raças de Corte da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), – conhecido como Encorte, ocorreu entre os dias 4 e 6 de maio na Área Experimental do Colégio Politécnico da UFSM. Com o objetivo de proporcionar debates sobre novas tecnologias e práticas que fomentem a produtividade das fazendas, o evento contou com apresentações de iniciativas do agronegócio nas áreas de bovino e ovinocultura. Cinco startups da incubadora Pulsar, vinculada ao InovaTec UFSM Parque Tecnológico, estiveram presentes no evento e também apresentaram suas soluções tecnológicas para o setor, são elas: Bioagreen, Farm 360, Instabov, Lupora, Zeit. O projeto Advanced Farm 360, que tem parceria com as startups, também participou  do evento.

Lorenzo Aita, Engenheiro Agrônomo e mestrando do programa de engenharia agrícola da UFSM, faz parte do setor de Desenvolvimento de Mercado da Bioagreen, falou sobre a participação da empresa durante o evento. Ele diz que o Encorte propiciou esse ambiente para que pudessem divulgar as tecnologias e as  soluções da Bioagreen, dando a oportunidade de fazer conexão entre empresa e produtor, o que gerou oportunidade de mercado para fazer pesquisa em propriedade. “Foi realmente uma oportunidade excelente da Bioagreen para divulgar suas tecnologias, divulgar suas soluções, foi um ambiente muito próspero. É importante também deixarmos explícito, o quanto nós estamos à disposição, nós como Bioagreen, Incubadora e Parque Tecnológico em estarmos  novamente no próximo Encorte”, ressalta.

Gabriel Navarrina Soares, acadêmico do 7º semestre de Zootecnia e membro do grupo Encorte, destacou o sentimento de satisfação pelo sucesso do evento com relação ao desenvolvimento das palestras, da boa interação entre Universidade e empresas e o networking de alunos com produtores e empresas do ramo. Como também membro integrado da Instabov, empresa que está na Pulsar Incubadora Tecnológica, que monitora o rebanho em tempo real, Gabriel observou, do ponto de vista acadêmico, a importância dessa aproximação de alunos com o mercado de trabalho e do interesse dos produtores sobre as startups e soluções apresentadas por elas. “Como são novas nesse segmento da pecuária e da agropecuária como um todo, surgiram muitas curiosidades, surgiram muitos debates, interesses, principalmente de produtores que ali estavam, sobre as startups, pois todas trouxeram assuntos muito interessantes e relevantes para a cadeia, para o melhor aproveitamento, maior precisão na hora de produzir.”

O Encorte é um evento voltado para profissionais, estudantes, produtores e interessados na área de pecuária de corte. Com sua primeira edição em 1991, é considerado o ciclo de palestras mais antigo organizado por uma Universidade Federal.

Texto por: Izadora Lemes Rocha, estagiária de jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Revisão e Fotos: Luana Giazzon Assessora de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.