Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inovação e Desenvolvimento: evento  de apresentação do Inova Centro e do projeto Santa Maria+ impulsionam ecossistema local



Na manhã desta terça-feira (30), no Mercado da Vila Belga, ocorreu o evento de apresentação do Inova Centro e o lançamento do Santa Maria+, projeto que prevê a representação do Ecossistema de Inovação do município no Instituto Caldeira, por meio da utilização de espaços e promoção de iniciativas que visam impulsionar o desenvolvimento da cidade. Dentre diversos representantes da quádrupla hélice (universidade, empresas, governo e sociedade civil), estiveram presentes o vice-prefeito de Santa Maria Rodrigo Decimo, e a mentora de ecossistemas do Impact Hub – Florianópolis, Marisa Freitag, também marcaram presença no evento.

Ao longo da apresentação, foram expostas iniciativas e resultados que têm promovido a transformação da cidade em um polo de inovação e empreendedorismo, além da atuação do Inova Centro como uma organização que tem potencializado esse progresso econômico e social de Santa Maria. O vice-prefeito Rodrigo Decimo fez um panorama sobre o evento e falou da importância de iniciativas como o projeto Santa Maria+ que, segundo ele, conectaram a cidade ao principal hub privado de inovação do estado, o Caldeira, e criam oportunidades de novos contatos.“Nós vamos ter uma oportunidade de trazer essas novidades de uma forma mais imediata e, quem sabe em um  futuro próximo, participar das decisões também. acho que iniciativas como essa (o evento), oportunizam essas conexões e esses contatos, porque é o que a gente mais precisa.” pontuou. Para Decimo, o que acontece na cidade já é muito positivo e a expectativa é de que isso se consolide cada vez mais. 

Marisa Freitag, do Impact Hub, falou sobre como ela visualiza esse movimento inovador na cidade. “Como mentora de ecossistemas, posso dizer que Santa Maria está crescendo muito em união, e unidos nós conseguimos transformar ambientes. Nós ocupamos muito esse lugar de motivar as pessoas para que elas então modifiquem seus ambientes, e aqui é um solo muito fértil, que com um pouco de estímulo fazem coisas incríveis acontecerem. Santa Maria tem atores muito relevantes que têm muita possibilidade de modificação de ambientes, do seu próprio e também da sociedade. Então a infiltração em todos os ramos da sociedade para que isso aconteça cada vez mais forte.” afirmou.

Segundo Anderson Paim, gestor da Incubadora Pulsar vinculada ao InovaTec UFSM Parque Tecnológico da UFSM, o lançamento do Santa+ é um projeto que vai conectar ecossistemas, onde já se tem uma pujança no ecossistema local e agora se almeja fazer o intermédio com ecossistemas mais desenvolvidos e interligados. “Estamos apresentando um projeto que vai ser base de outros projetos, com a instalação de uma embaixada no Instituto Caldeira, um instituto que hoje é um hub spot da inovação em Porto Alegre, e a gente está mirando justamente nisso: ficar muito próximo de onde as conexões acontecem, de onde os negócios acontecem, para que possamos captar investimento para que nós, não só irmos até instituto, mas trazermos também experiências, benchmarks e projetos para desenvolvermos cada vez mais Santa Maria.” finalizou. 

Dentre outros destaques do evento, que celebrou mais um passo para potencialização do ecossistema de inovação de Santa Maria, aconteceu também o lançamento oficial do site do Inova Centro. Você  pode acessá-lo clicando aqui

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-934

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes