Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

Proinova e InovaTec UFSM Parque Tecnológico participam de evento internacional de food tech

Entre os dias 13 e 14 de junho ocorreu o IV International Food Tech Forum e IV FoodTech Expo, evento promovido pelo Food Tech LATAM focado na indústria de alimentos e seus desafios.

Com cobertura nacional e internacional, palestras, workshops, e a presença de mentores globais, representantes da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo da (Proinova), InovaTec UFSM Parque Tecnológico e Incubadora Pulsar,  marcaram presença no evento sediado em Campinas (SP) nesta semana. A quarta edição do evento, que contou com o apoio da Universidade, teve em sua programação o painel “Qual papel das Universidades e Institutos na transformação da indústria de alimentos?” com a participação do pró-reitor da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo da UFSM.

Juliano Barin, Thainae Marques, Cassandra de Deus, Anderson Cardozo Paim, Daniel Bernardon, Cibele Bolzan Scherer e Maria Daniele Dutra

Das universidades presentes, a UFSM e a UNICAMP participaram dos painéis, o que evidencia o engajamento da instituição com as áreas de inovação e empreendedorismo neste segmento da ciência de tecnologia dos alimentos. É o que visualiza Daniel Bernadon, pró-reitor da Proinova ao falar sobre a presença da Universidade em um evento de tamanha relevância. “A participação da UFSM no evento internacional de Food Tech foi de suma importância para mostrar como a instituição vem atuando com ações de inovação e empreendedorismo nesse segmento, e suas iniciativas como o Parque Tecnológico InovaTec que contará com FabLabs de bioinsumos e food tech. Como o evento também contou com a participação de várias empresas renomadas do setor e startups, propiciou uma série de contatos e perspectivas de parcerias” afirmou o pró-reitor.

Paula Hemerly, líder global de inovação aberta – Mondelēz internacional, acompanhou a apresentação da UFSM no painel e reconheceu, do ponto de vista empresarial, como esse movimento que as universidades têm feito beneficia não apenas as empresas, mas também todo o setor alimentício. Segundo Hemerly, quando se fala em inovação aberta, essencialmente fala-se na tríplice hélice, que contempla governo, universidade e institutos de pesquisa, bem como as  indústrias que utilizarão o conhecimento gerado a partir dessa cooperação entre esses agentes. “Essa conexão faz sentido nesse momento de tentar fazer a sinergia entre o que está sendo criado pelas universidades e o que as empresas estão precisando, e eventualmente criar alguma coisa junto ou simplesmente entender o que está sendo desenvolvido e se apropriar desse conhecimento, há  várias formas de propriedade intelectual que se consegue fazer através disso, e também de formação de capital humano, onde as universidades nesse ponto são super importantes. ‘Quem serão os próximos colaboradores das indústrias?’ Existe esse papel primordial de criar essa base, com pensamento muito diferenciado, já pensando e respirando inovação da forma correta.” finalizou.

Para Maria Daniele Dutra, gestora do InovaTec, a participação do Parque em dos maiores  eventos de inovação em sistemas alimentares da América Latina, é resultado da força do ecossistema de Santa Maria e seus ambientes de inovação. “Estamos entregando resultados significativos, seja por meio da geração de startups com modelos de negócios altamente competitivos e pelo estabelecimento de ambientes de prototipagem e inovação  na área de alimentos. Estar no evento possibilitou o contato com a indústria, centros de pesquisas, universidades, potenciais investidores e toda a comunidade nacional e internacional. Isso permite uma ampla possibilidade de conexões e parcerias e torna nosso ecossistema conectado ao que existe de mais qualidade no segmento”, ressalta.

Thaiane Marques, CEO da Weecaps, apresentando o pitch no evento.

Outro destaque foi a participação da Weecaps, startup da Pulsar incubadora UFSM, como expositora, onde teve-se a oportunidade de apresentar um pitch no evento. Thaiane Marques, CEO da empresa que faz parte do ecossistema do Inovatec contou sobre a experiência de participar deste fórum que promoveu a transformação da indústria de alimentos no Brasil através da inovação. “Foi muito gratificante e importante para nos conectarmos com grandes empresas do setor de alimentos a nível nacional e internacional.” afirmou.

A participação da UFSM no evento Internacional de Food Tech, que contou com o apoio do SebraeX, demonstrou o comprometimento da instituição em estar na vanguarda das transformações tecnológicas, incentivando o empreendedorismo e a inovação nesta área. Iniciativas como essa promovem o intercâmbio de conhecimentos, fortalecendo parcerias e impulsionando o setor alimentício rumo a um futuro cada vez mais inovador e sustentável. Você ainda pode acompanhar mais detalhes de como foi esta experiência nas redes sociais do InovaTec UFSM Parque Tecnológico,

Texto: Isadora Lemes Rocha, estagiária do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Revisão: Luana Giazzon Assessora de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.