Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

InovaTec UFSM recebe Secretária de  Inovação do Rio Grande do Sul para conhecer projeto do Foodtech FabLab

Na última segunda-feira (31), a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp esteve presente para a reunião no InovaTec UFSM Parque Tecnológico, onde foi apresentado o projeto do FoodTech FabLab, ambiente de prototipagem e validação tecnológica que será implementado na Universidade Federal de Santa Maria.  A apresentação foi conduzida pelo professor doutor Juliano Barin da UFSM, pesquisador na área de FoodTech, e Maria Daniele Dutra, diretora do InovaTec UFSM, sendo eles membro e coordenadora do projeto, respectivamente. Junto com a secretária de inovação estiveram também demais membros e apoiadores do projeto, como representantes da Prefeitura de Santa Maria, Sebrae, startups, bem como o reitor da UFSM, Luciano Schuch.

No final do evento, a diretora do InovaTec, Maria Daniele Dutra, fez um panorama sobre a reunião e a importância do desenvolvimento desse projeto. “Alinhamento estratégico, conexão e visão de futuro resumiram o encontro de hoje, afinal ter a presença da SICT no processo de construção de um ambiente de prototipagem e validação que nasce no Rio Grande do Sul com olhares para as demandas locais e nacionais mostra o potencial do estado em contribuir com o desenvolvimento de soluções e tecnologias que unem os diferentes atores da hélice, com o único propósito, desenvolvimento socioeconômico”.

Ao comentar sobre a reunião, Simone Stülp também citou sua volta ao campus UFSM, local onde concluiu sua graduação e, segundo ela, pôde construir sua base profissional. A secretária de Inovação do RS vê de forma positiva o quanto a UFSM tem se dedicado para temas que envolvem a inovação, no sentido da inovação também estar na formação dos alunos que passam pela instituição, sejam nos cursos de graduação ou de pós graduação a nível de mestrado e doutorado, ou ainda, segundo Stülp, capacitações curtas, quando a inovação também chega na extensão. “Estar aqui no InovaTec, onde já estive em outubro do ano passado, e agora vendo o quanto já evoluiu, em especial desse projeto que hoje eu pude conhecer, de um FabLab dedicado à área das FoodTechs, tem uma estreita aproximação com uma das nossas principais áreas de produção no estado do Rio Grande do Sul, a cadeia agroalimentar. Então Santa Maria, em especial a UFSM, está de parabéns por se dedicar a um projeto como este.”

Outra observação apontada por Stülp foi a forma como hoje se define a economia baseada no conhecimento: “O que a gente pôde acompanhar nesse encontro é de que forma o conhecimento produzido na academia se transforma em oportunidade de novos produtos novos serviços novos processos, e neste caso, dedicado para o setor de alimentos que sem dúvidas é um dos pilares para o desenvolvimento, não só do estado do Rio Grande do Sul, mas em nível global. Nós estamos em expansão de número de pessoas que habitam este mundo e nós precisamos cada vez mais pensar em uma alimentação para todos e que seja, sobretudo, sustentável.”

Assim como nas demais reuniões que ocorreram entre abril e junho, os que estiveram ali presentes tiveram a oportunidade de conhecer na prática sobre o funcionamento de equipamentos (como a impressora 3D de alimentos) e as possibilidades de desenvolvimento de produtos a partir dessas tecnologias que estarão disponíveis no FabLab – como alimentos plant-based ou que não possuem origem animal – e que potencializarão o desenvolvimento socioeconômico de Santa Maria, colocando a cidade como rota de inovação no ramo alimentício.

O FoodTech FabLab é um projeto apoiado pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento, Prefeitura Municipal de Santa Maria, Sebrae e Food Tech Hub Latam e será o primeiro FabLab da América Latina nesse ramo. Para saber mais sobre FabLabs e como se dará o processo de implementação desse projeto em nossa instituição, acesse a reportagem completa aqui

Texto: Izadora Lemes Rocha, estagiária do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Revisão: Luana Giazzon Assessora de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.