Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

Eleva Start powered by InovAtiva: Santa Maria se torna sede de programa de desenvolvimento de negócios no RS e fomenta empreendedorismo na região

Na tarde da última quinta-feira (10), no Mercado da Vila Belga, ocorreu o evento de lançamento do programa Eleva Start powered by InovAtiva, uma parceria do hub InovAtiva com a Universidade Federal de Santa Maria. A iniciativa oferece  capacitação para o desenvolvimento de ideias ou projetos de negócios inovadores de forma gratuita e Santa Maria é a única cidade do sul do país a receber o programa.

O evento contou com a presença do o vice-prefeito de Santa Maria Rodrigo Decimo, José Carlos Oliveira Assis, que compõe o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Cristina Wayne Nogueira, Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa na UFSM, Pró-reitor de planejamento Rafael Lazzari e demais representantes do ecossistema de inovação como membros das startups e inscritos no programa.

O evento contou com a participação do Anderson Paim, gestor da Pulsar Incubadora, vinculada ao Inovatec UFSM Parque Tecnológico, também e da Maria Eduarda Ferrari, Analista de empreendedorismo da Fundação CERTI que, na ocasião, apresentou o InovAtiva e suas metodologias utilizadas, bem como o funcionamento do programa Eleva Start.

O vice-prefeito Rodrigo Decimo em sua fala durante o evento.

Durante o evento, o vice-prefeito de Santa Maria Rodrigo Decimo fez suas saudações e parabenizou a iniciativa, que busca expandir cada vez mais a educação empreendedora e desenvolver ideias e negócios locais e regionais.“Um evento como este, se presta muito pra isso, para que nós consolidamos cada vez mais o nosso ecossistema de inovação. Eu percebo que nós já temos coisas muito positivas no nosso  que precisam e devem ser incentivadas. Então eu quero agradecer a Universidade Federal junto com o MDIC, para que nós possamos efetivamente continuar evoluindo.”

Cristina Wayne Nogueira, Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa na UFSM também falou sobre o evento e o fato da UFSM ser executora do programa, que coincidiu com o ano de criação da ProInova. “Temos uma de Pró-reitoria de Inovação e Empreendedorismo para tornar realidade a importância da inovação na instituição. Além disso, sabemos que esse programa vai potencializar o desenvolvimento econômico, social, empreendedor, não só da UFSM, como da região”, afirma.

José Carlos Oliveira Assis, membro do MDIC, estando em sua primeira passagem por Santa Maria, também falou sobre o InovAtiva, que esse ano completa 10 anos desde sua criação e tem se desenvolvido cada vez mais para incorporar novas iniciativas e novos projetos, assim como o surgimento do projeto Powered by InovAtiva, que vêm com o propósito de apoiar entidades locais que possam tocar um programa focado na pré aceleração de negócios, na originação de negócios, na conversão de novas e boas ideias e em negócios que fizesse isso com todo o apoio e expertise do InovAtiva, adquiridos em mais de dez anos de atuação. “Fizemos um (projeto) piloto ano passado em Campina Grande, em uma parceria com a Prefeitura Municipal e o pessoal gostou bastante, tanto que estamos fazendo uma segunda edição agora, uma segunda turma em Campina Grande. Para esse ano, o nosso projeto é testar em todas as outras regiões do Brasil, e é nesse contexto que a gente está aqui agora. Na região sul, a cidade de Santa Maria foi uma que despontou bastante do nosso interesse como potencial destino.”

Segundo Assis, Santa Maria se encontra em uma posição bastante relevante no ranking de inovação, mesmo sendo uma das cidades com menor tamanho em termos de população, o que sinaliza o potencial da cidade para tornar-se uma cidade vetor de inovação com o apoio de iniciativas como o programa Eleva Start powered by InovAtiv. “Acima da própria média geral, o que sinaliza pra gente que aqui, dentre tantas outras potencialidades do município, o potencial de inovação da cidade é inegável. E nós achamos que um programa focado em ideias inovadoras, a converter isso em novos negócios, pode ajudar a cidade a melhorar os outros determinantes também. Transformar essas ideias inovadoras e esse potencial de inovação em mais resultado, mas principalmente econômico”

As inscrições para o programa Eleva Start powered by InovAtiva estão abertas desde o dia 03/08 e vão até 03/09. Para saber mais sobre o programa você pode acessar o edital ou fazer a inscrição pelo site.

Texto: Izadora Lemes Rocha, estagiária do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Revisão: Luana Giazzon Assessora de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.