Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

Evento na UFSM discute o cenário atual da inovação em biotecnologia

Evento SulBiotec Innovation reuniu pesquisadores, empreendedores e representantes de startups associadas à Rede SulBiotec e do ecossistema de inovação da UFSM para discutir a biotecnologia

Nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com as pró-reitorias de Inovação e Empreendedorismo (Proinova) e de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), em conjunto com a Associação da Rede de Biotecnologia da Região Sul (SulBiotec), promoveu o evento SulBiotec Innovation: Demandas e Ofertas de Produtos, Processos e Conhecimentos em Biotecnologia. O encontro ocorreu no Auditório Flávio Schneider, no Centro de Ciências Rurais (CCR), e reuniu pesquisadores, empreendedores e representantes de startups associadas à Rede SulBiotec e do ecossistema de inovação da UFSM. destacando-se nomes como Bionfarm, Weecaps, BioDos, Inocular e Spray Solutions.

A programação abordou diversos temas que proporcionaram um panorama abrangente do estado atual da biotecnologia. A abertura do SulBiotec Innovation contou com a presença do Reitor da UFSM, Profº Dr. Luciano Schuch, ressaltando a importância estratégica da universidade na promoção da inovação. Arthur Borges, Agente Local de Inovação do SEBRAE – RS e integrante do Inova Centro RS, apresentou um pouco do ecossistema de inovação em Santa Maria, proporcionando reflexões sobre o cenário local. O Painel “Da bancada do laboratório ao balcão do comércio: o case dos bioinsumos na UFSM”, apresentado pelo Profº Marcio Mazutti, Profº Daniel Bernardon, Pró-reitor de inovação e empreendedorismo da UFSM e pela Silvana Schmaltz, CEO da Bionfarm, destacou as experiências que envolvem o processo de criação de um produto ou de uma startup, desde a pesquisa no laboratório até a inserção no mercado.

Destacando a integração entre academia e mercado, Silvana Schmaltz, elogiou a organização do evento, enaltecendo a exploração tecnológica e a multidisciplinaridade presente nas discussões sobre saúde e alimentação. “Eu pude falar um pouquinho sobre a trajetória, da bancada de laboratório para o mercado, os desafios que eu tive de enfrentar principalmente no início e como a universidade tem a capacidade de nos auxiliar nesse processo”, destacou ela. A programação da parte da manhã terminou com pitchs de startups da Pulsar Incubadora Tecnológica, Inocular e Spray Solutions, e palestra do gerente de planejamento no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Alexander Nunes Leitzke,  sobre a atuação do banco no fomento à inovação.

Profº Juliano Barin e Thaiane Marques, CEO da Weecaps

Na parte da tarde, o Profº Juliano Barin e Thaiane Marques, CEO da Weecaps, trouxeram um painel com o tema “O Futuro das Foodtechs”. Também puderam participar estudantes da UFSM e instituições parceiras que apresentaram teses em biotecnologia que possuem potencial para se tornar produtos tecnológicos.

O Professor Adjunto do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFSM André Schuch, um dos organizadores do evento, salientou a identificação de grupos de pesquisa sólidos na área de biotecnologia e saúde na universidade, evidenciando o comprometimento da UFSM com a transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade. O resultado apresentado durante o evento, segundo ele, representa a qualidade da pesquisa aplicada da UFSM, bem como o impacto no mercado por meio das startups incubadas na universidade.

O evento contou ainda com pitches de empresas associadas da Rede SulBiotec, reforçando a presença e relevância do setor na região. Angélica Kauffmann, doutoranda na área de Qualidade de Alimentos do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSM, pontuou que “participar do evento SulBiotec Innovation foi uma experiência enriquecedora. As palestras não apenas ofereceram percepções importantes sobre biotecnologia, mas também agregaram ainda mais conhecimento”. O encerramento foi marcado por um painel sobre oportunidades de novos mercados em saúde, ministrada pelos Profº André Schuch, Luis Carlos Linares (diretor executivo da Lifemed) e Maurício Beux dos Santos (CEO da BioDos) e um debate sobre a regulamentação na área da biotecnologia, promovido pelo Diretor Científico da InnVitro, Profº João Antônio Pêgas Henriques.

Texto: Fabrício Dias, bolsista de Jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Fotos: Izadora Lemes Rocha, bolsista de Jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Revisão: Luana Giazzon, bolsista Assessora de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Notícia vinculada a