Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

Ecossistema de inovação da UFSM participa da primeira edição do Santa Summit

Maria Daniele Dutra, gestora do InovaTec UFSM Parque Tecnológico apresenta painel sobre parques tecnológicos no Santa Maria Summit

Entre os dias 24 e 25 de novembro o Mercado da Vila Belga, localizado no  Distrito Criativo- Gare, tornou-se o epicentro da inovação com o aguardado Santa Summit. O evento transformou Santa Maria em um polo educacional e empreendedor, contando com mais de 80 palestrantes distribuídos em três palcos simultâneos e o apoio de mais de 70 instituições parceiras. Durante dois dias intensivos, o Santa Summit foi palco para startups, pequenas e microempresas, além de instituições de Ensino Superior, oferecendo uma gama diversificada de oportunidades. Cerca de 1,1 mil pessoas puderam conferir a programação que abordou temas essenciais em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, visando explorar e impulsionar o potencial de Santa Maria no cenário da inovação.

O ecossistema de inovação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico também esteve presente no Santa Summit. Das cerca de 30 startups, 13 estão incubadas no Parque ou fazem parte de programa associado ao mesmo, como o programa  Eleva Start powered by InovAtiva. Paula Dalla Vecchia, COO da Zeit, expressou sua gratidão pela oportunidade de falar sobre a startup: “Eu gostaria de agradecer pela oportunidade, à Comissão Organizadora pelo convite. Acredito que eventos que abordam o ecossistema e a inovação são muito importantes para que possamos ouvir as pessoas envolvidas. Ficamos sempre muito felizes em compartilhar um pouco da nossa história, especialmente porque muitas pessoas têm o desejo e o interesse, mas não sabem como começar”. Natã Vargas, CEO da LimbX, empresa participante do programa Eleva Start, ressaltou a eficácia do Santa Summit ao transformar teoria em prática, proporcionando conexões ao vivo e oportunidades de visibilidade e parcerias para as startups participantes.

Maria Daniele Dutra, gestora do InovaTec UFSM, trouxe para o evento o painel “Parques Tecnológicos: Ambientes de prototipagem e validação” falando sobre a atuação de um parque tecnológico e as diversas possibilidades que surgem a partir dele. Além disso, a Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo da UFSM (PROINOVA), apresentou os painéis “Maturidade Tecnológica”, “Programas de Inovação da UFSM” e “Inovação Aplicada na Educação”. A UFSM participou durante todo o evento através de um espaço dedicado à ela, onde foi possível compartilhar as ações, práticas e iniciativas desenvolvidas na Instituição no âmbito educacional e da inovação, como a exposição de arte do Laboratório de Lã (LabLã) da UFSM.

Em um balanço geral, o Santa Summit reforçou o compromisso de posicionar Santa Maria como referência em educação, inovação e empreendedorismo. Com uma extensa lista de palestrantes abordando temas que vão desde inteligência artificial até estratégias de marketing e vendas, o evento visou envolver estudantes, professores e empreendedores ao longo de dois dias. Uma nova edição do Santa Summit foi anunciada durante o evento e está prevista para os dias 20 e 21 de junho de 2024.

Texto: Fabrício Dias, bolsista de Jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Revisão: Luana Giazzon, bolsista Assessora de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Foto: Luana Giazzon.