Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

Startups do programa Elevastart powered by InovAtiva viajam à Porto Alegre para conhecer Instituto Caldeira e TecnoPuc

Na última quinta-feira (7), a equipe do InovaTec UFSM Parque Tecnológico foi até Porto Alegre. Na capital gaúcha, as startups que fazem parte do ElevaStart powered by InovAtiva tiveram a oportunidade de conhecer o Instituto Caldeira e TecnoPuc, dois ambientes importantes que movimentam o ecossistema de Porto Alegre e região. Esta iniciativa fazia parte do cronograma de atividades do programa ElevaStart, que é de realização da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM, com o intuito de proporcionar experiências imersivas e que aproximem as startups a esses ambientes de inovação, gerando conexões e oportunidades.

No decorrer da manhã o grupo pôde conhecer todo o ambiente físico do Instituto Caldeira, hub de inovação com seus mais de 22 mil metros quadrados, e como ocorre seu funcionamento, onde suas empresas estão alocadas, seus espaços de coworking e os espaços de eventos. Ainda pela manhã Alexandre Caputo, vice-diretor da Associação Gaúcha de Startups (AGS), apresentou no Instituto o trabalho da associação e seus benefícios. Encerrando as atividades, na arquibancada do 1° andar do Instituto ocorria o Caldeira Pitch, onde as startups do ecossistema apresentavam suas soluções e dialogavam com a comunidade.

A segunda parte das atividades teve rumo ao Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, o TecnoPuc, ecossistema que impacta a cidade de Porto Alegre com seu trabalho conjunto com os agentes da quádrupla hélice de inovação. Após conhecer a história do surgimento dos Parques Tecnológicos em uma conversa conduzida por Jorge Audy, superintendente do TecnoPuc, o passeio ainda contou com uma visita pelo ambiente de prototipagem e validação tecnológica do Parque, o TecnoPuc FabLab, conhecendo suas tecnologias disponíveis e alguns dos produtos e projetos já desenvolvidos no laboratório. Ao fim da visita técnica, as startups ainda participaram de um talk com Ladies in Tech BR, instituto que tem como objetivo apoiar e valorizar o empreendedorismo feminino, conduzido por suas co-fundadoras Danielle Cosme e Aline Busch.

Karem Vieira, doutora em Ciência e Tecnologia de alimentos pela UFSM, faz parte do programa ElevaStart powered by InovAtiva com seu projeto chamado EcoBio Microalgas. A tecnóloga contou sobre a expectativa de conhecer esses ambientes e a oportunidade de fazer contatos e conhecer novas empresas. “Realmente, quando estamos inseridos naqueles ambientes, mesmo que ainda não façamos parte, é como se já vivêssemos naquele meio, com todas as informações que tivemos e tudo que a gente pode usufruir dos dois lugares que conhecemos”. Karem ainda falou sobre o quão significativo foi visitar tanto Instituto Caldeira e TecnoPuc, e de perceber como podem contribuir pro desenvolvimento dos seus negócios.

O ElevaStart powered by InovAtiva é um programa gratuito que propõe o desenvolvimento de ideias ou projetos inovadores, oferecendo capacitação e mentoria exclusiva para desenvolvimento de negócios. O programa agora se encaminha para sua etapa final e sua última atividade ocorre nesta quinta-feira (14) com o Demo Day, onde as startups apresentarão seus pitches para a banca avaliadora do evento.

Texto: Izadora Lemes Rocha, estagiária do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Revisão: Luana Giazzon, bolsista da Assessoria  de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico