Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

ElevaStart powered by InovAtiva celebra seu encerramento com o evento Eleva Awards

Anderson Paim e Anahy Machado

Dia 14 de dezembro marcou o encerramento do ElevaStart powered by InovAtiva. O programa é de realização e execução da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM. É realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da Fundação CERTI e apoio metodológico da Wadhwani Foundation. Ao longo dos três meses de duração do programa, foram 63 integrantes divididos em 25 equipes. Eles participaram de workshops,10 laboratórios de aprendizagem, visita técnica em ambientes de inovação, além de diversas atividades presenciais e onlines que contemplaram  a trilha de imersão do programa ElevaStart.

Reitor da UFSM, Profº Luciano Schuch

Durante a parte da manhã, aconteceu o demoday nos coworkings da Pulsar, onde as empresas puderam apresentaram os seus pitchs. Ao todo, foram 22 projetos apresentados para uma banca de avaliadores. Desses, 6 empresas seriam selecionadas para apresentar os seus pitchs na grande final, no Eleva Awards.

Na parte da noite, no Mercado da Vila Belga, Anahy Machado e Anderson Paim conduziram a última etapa do dia e a cerimônia de premiação. O evento contou com a participação do reitor da UFSM, Luciano Schuch, que destacou a passagem dos empreendedores pelo programa. “Hoje, a Universidade completa 63 anos. Para esses 63 empreendedores que estão passando por aqui, queria dizer que essa caminhada da inovação da nossa universidade começou há bom tempo, mas com certeza está chegando o momento de começar a colher os frutos, de começar a ver realmente a transformação da nossa universidade pelo trabalho de cada um de vocês, porque é cada um de vocês. As 25, as 22 empresas que apresentaram, todas são vitoriosas”, disse ele. Além disso, também estiveram presentes a Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Santa Maria, Ticiana Fontana, a representante do InvovAtiva, Maria eduarda Ferrari, além de outros atores do ecossistema de inovação de Santa Maria.

Rafael Posser, coordenador de desenvolvimento de startups da Pulsar

Rafael Posser, coordenador de desenvolvimento de startups da Pulsar, em sua fala enfatizou a importância dos 25 mentores que contribuíram para o sucesso das empresas. “Queria deixar um grande agradecimento, principalmente para os nossos 25 mentores que ajudaram as empresas, os três avaliadores que contribuíram na seleção dessas empresas. Colégio Técnico Industrial de Santa Maria que fez esse troféu lindo. Aproveito também para agradecer a presença de todos vocês aqui, todos mesmo. O Ecossistema de Inovação de Santa Maria, ele está aqui representado, ele é muito importante para nós”. Além disso, durante sua fala, anunciou a criação de uma vitrine virtual, que permite aos interessados explorarem resumos sobre as empresas e suas propostas inovadoras. Quem também expressou sua gratidão foi Anderson Paim, Gestor da Pulsar Incubadora: “Hoje, vamos celebrar toda a dedicação dos 63 participantes, das 25 equipes, que vêm desenvolvendo e aprimorando suas ideias desde agosto, e premiando os 3 melhores projetos do nosso Programa. É muito gratificante poder ter acompanhado de perto a evolução dessas ideias e o crescimento desses empreendedores”.

As 6 finalistas, anunciadas durante o evento, apresentaram novamente seus pitchs para uma

Da esquerda à direita: Anderson Paim, Natã Vargas e Maria Eduarda Ferrari

banca avaliadora. A grande vencedora da noite foi a startup LimbX. Natã Vargas, CEO da LimbX, destacou a importância do programa ElevaStart: “o programa foi um divisor de águas, porque ele abriu muitas portas para nós. Eu sou extremamente grato ao meu mentor, o Tainan. Infelizmente ele não foi estar presente aqui. Ele é uma pessoa que tinha muitas conexões e conseguia os contatos que precisávamos. E o programa ajudou muito a desenvolvermos o nosso negócio e criar novas parcerias”. Ele também comentou sobre a experiência de vencer o Eleva Awards. “Ganhar o prêmio hoje foi algo que concretizou tudo que aconteceu durante o programa”, destaca ele.

Outros destaques foram as startups Mélia e Horus, segunda e terceira colocadas respectivamente. Gustavo Stahl, CEO da Mélia, expressou sua gratidão à UFSM e à Inovativa, reconhecendo o impulso significativo que a participação no Eleva Awards proporcionou. A empresa agora se prepara para transformar seus projetos em ações

Da esquerda à direita: Eric Chaves e Sanon Martini (Horus); Natã Vargas (LimbX); Gustavo Stahl e Alexandre Leite (Mélia)

concretas, visando impactar o mercado. Sanon Martini, CEO da Horus, elogiou o programa por guiá-lo por uma trilha metodológica única, desafiando conceitos e enfatizando a importância da validação prática das ideias. Ele compartilhou a terceira colocação com Eric, seu parceiro, reconhecendo o papel essencial que desempenhou na jornada da Horus. O compromisso da empresa em estruturar seus negócios e contribuir para o desenvolvimento econômico foi notável.

Os vencedores do programa receberão um ano de anuidade da Associação Gaúcha de Startups (AGS), ademais todos os participantes terão acesso a benefícios fornecidos pelos parceiros do InovAtiva. O ElevaStart, resultado da sinergia entre InovAtiva e UFSM, não apenas celebrou conquistas, mas também solidificou o compromisso com a inovação e o empreendedorismo em Santa Maria. Este evento marcante deixará um legado, impulsionando o cenário empreendedor local e consolidando Santa Maria como um polo de inovação e desenvolvimento.

Texto: Fabrício Dias, bolsista de Jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico;

Fotos: Izadora Lemes, bolsista de Jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico;

Edição: Luana Giazzon, bolsista da Assessoria  de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.