Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

Workshop aborda perspectivas e contexto do ecossistema de inovação chinês e as oportunidades para startups

Nos dias 24 e 25 de janeiro aconteceu o workshop online “Perspectivas e Contexto do Ecossistema de Inovação Chinês e as oportunidades para Startups” com o objetivo fornecer insights sobre o ecossistema de inovação da China, suas oportunidades e desafios para profissionais brasileiros da área de ciência, tecnologia e inovação. O evento foi ministrado pelo Cônsul-Geral Adjunto do Brasil em Xangai, China, José Roberto Andrade Filho. No primeiro dia, foram abordados elementos históricos, culturais, políticos e econômicos que moldaram a China contemporânea, proporcionando uma compreensão mais profunda do país. O segundo dia focou nos caminhos da inovação, com destaque para a historicidade da tecnologia na China, o mercado chinês e as perspectivas brasileiras em relação ao ecossistema de inovação chinês.

Rafael Posser, administrador na Pulsar Incubadora, vinculada ao InovaTec UFSM Parque Tecnológico, destacou a importância do workshop para estabelecer conexões com o ecossistema de inovação da China, visando futuras missões e propostas de internacionalização para empresas brasileiras. O Secretário-adjunto da Secretaria de Apoio Internacional (SAI), professor Júlio César Rodriguez, ressaltou que o workshop é resultado direto da missão da UFSM para a China, iniciada na gestão anterior e continuada na atual gestão do reitor Luciano Schuch, e enfatizou os benefícios do evento para a comunidade acadêmica. Ainda, segundo o secretário-adjunto, “os próximos passos são amadurecer as relações com parques e universidades chinesas para organizar missões de prospecção. Depois buscar proposições conjuntas e, no futuro, empresas incubadas e startups operarem em conjunto. Também é este ano que se comemoram os 50 anos das relações Brasil-China, é provável que a UFSM seja novamente convidada pelo governo chinês para ir participar de nova missão para estreitar ainda mais os laços. Em abril deste ano, por exemplo, receberemos a delegação da Guangdong University of Technology (GDUT) e provavelmente em março da SCUT (South China University of Technology).

Para Renan Buque, CEO da Zeit, o workshop proporcionou uma visão de possibilidades de missões à China, principalmente na questão do agronegócio, área de atuação da sua startup. “O mais relevante para nós foi saber como é o agronegócio deles lá, quais são as diretrizes que eles estão buscando. E o que pude perceber é que, para eles, os objetivos para o agronegócio são os mesmos que os nossos aqui no Brasil. Os objetivos estão bem alinhados, que são o de sustentabilidade, de produzir mais em menos terra, alimentação da população interna”, complementa ele.

O Workshop se enquadra no Programa Diplomacia da Inovação, do Ministério das relações Exteriores, e é promovido pelo Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC) do Consulado-Geral do Brasil em Xangai, juntamente com a UFSM (através da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo – Proinova e SAI), Pulsar Incubadora Tecnológica e InovaTec UFSM Parque Tecnológico, Apex Brasil e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Texto: Fabrício Dias, bolsista de jornalismo no InovaTec UFSM Parque Tecnológico;

Revisão e edição: Luana Giazzon, bolsista da assessoria de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.