Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fox IoT é a única startup brasileira presente no DistribuTECH International

A energytech, que está no ecossistema de inovação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, apresentará seu portfólio, durante os dias 27 a 29 de fevereiro, um dos maiores eventos do mundo de transmissão e distribuição de energia que acontece em Orlando, Flórida, EUA



Filipe Carloto, CEO da Fox IoT

A Fox IoT, startup da Pulsar Incubadora Tecnológica, vinculada ao InovaTec UFSM Parque Tecnológico, será a única startup brasileira a expor no DistribuTECH International, o principal evento anual de transmissão e distribuição de energia da América do Norte. O evento acontece nos dias  26 a 29 de fevereiro de 2024, no Orange County Convention Center, em Orlando, Flórida, EUA.

“É um evento gigantesco, o maior evento de distribuição de energia e transmissão de energia dos Estados Unidos e talvez do mundo. Nós nos inscrevemos por iniciativa própria. Após a avaliação, fomos selecionados para expor”, afirmou o CEO da Fox IoT, Filipe Carloto. Ele explicou que a Fox estará presente no espaço chamado Initiate Startup Program, junto a outras 47 startups, apresentando seu portfólio de soluções para o setor elétrico que inclui: Sistemas de medição inteligente de energia, Inteligência Artificial na Transmissão de Energia Elétrica, plataforma de análise de dados de medidores inteligentes.

Durante o DistribuTECH International a startup buscará explorar o mercado americano e encontrar referências que possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios da Fox. “Estamos iniciando uma iniciativa de expansão e com este evento procuramos parceiros que possam impulsionar nossas soluções nos Estados Unidos, pois temos soluções que podem atender plenamente o mercado americano”, comenta Filipe ao ressaltar sobre suas expectativas com o evento.

Além da Fox IoT, o Brasil estará representado por uma comitiva de 25 empresas, organizadas pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – Abinee e ApexBrasil, que exporão no Pavilhão Brasil. De acordo com Monique Morata, Gerente de Relações Internacionais da Abinee, essa será a maior participação brasileira na Feira.

Para Filipe, estar no evento é uma oportunidade de ter visibilidade dentro da comunidade de startups, de networking com profissionais do setor elétrico e a exposição a potenciais parceiros e clientes brasileiros e internacionais. “Haverão comitivas brasileiras que vão visitar o evento e esperamos encontrá-los lá. Geralmente são empresas e pessoas que procuram por inovações e certamente o contato inicial se torna mais fácil com toda essa exposição dentro do evento”, explica ele. Além disso, a presença da Fox IoT no DistribuTECH International é uma etapa crucial para a internacionalização da startup e a exploração de novos mercados.

A ideia de criar a startup surgiu no final da graduação de Filipe Carloto, que é egresso do curso de Engenharia Elétrica da UFSM. Desde sua criação, vem evoluindo constantemente no desenvolvimento de soluções para o setor elétrico. Atualmente a Startup tem sede na Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM. Conta com 12 funcionários, das áreas engenharia, marketing, desenvolvimento web, bolsistas da UFSM que trabalham nos projetos de telemedição, Smart Metering, monitoramento inteligente de transformadores e Smart Grids para melhorar a eficiência do sistema, combater perdas e garantir qualidade de energia. 

Para o gestor da Pulsar Incubadora Tecnológica, vinculada ao InovaTec UFSM, Anderson Cardozo Paim, que acompanha a trajetória da startup desde a sua chegada na Incubadora e agora integrante do ecossistema de inovação do Parque Tecnológico da UFSM destaca que a participação da Fox no evento é uma chancela da evolução do negócio e das soluções tecnológicas que a equipe desenvolveu ao longo tempo. “Isso é resultado do envolvimento da startup em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&DI), o que propiciou uma inserção no mercado do setor de energia, assim a equipe da Fox pode entender quais eram as reais necessidades desse setor e de que forma, unindo suas expertise e capacidades tecnológicas, para solucionar desafios do setor energético”, complementa Anderson. 

 

Foto: Divulgação

Sobre o evento

A DistribuTECH International é o principal evento anual para distribuição e transmissão de energia. Através dele é possível conferir os avanços mais recentes nas tecnologias que usamos para alimentar nossas casas e empresas. A exposição e conferência oferecem uma riqueza de informações, educação e soluções que continuam a fazer avançar a indústria. Confere as últimas novidades em eficiência energética, automação na entrega de eletricidade e resposta à demanda. Também pode mergulhar em energia renovável, recursos de energia distribuída, cidades inteligentes e gestão de recursos energéticos. Além disso, pode descobrir os avanços mais recentes feitos nas operações do sistema de T&D, medição avançada e resiliência e confiabilidade. A programação completa do evento deste ano, pode ser conferida no site do DistribuTECH International.

 

Texto: Fabrício Dias, bolsista de Jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.
Revisão: Luana Giazzon, assessora de comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-1853

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes