Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

InovaTec UFSM Parque Tecnológico torna-se membro da IASP e gestão vai à Porto Alegre para Conferência Latinoamericana

A rede global de Parques Científicos e áreas da inovação promove internacionalização e impulsiona conexão entre ecossistemas



O Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia – InovaTec UFSM agora faz parte da principal associação de parques científicos e ecossistemas do mundo. A International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP) é uma rede global cuja missão é impulsionar o crescimento, internacionalização e eficiência para seus membros. 

Maria Daniele Dutra, gestora do InovaTec, observa como a associação ao IASP marca um novo capítulo na trajetória de inovação do Parque Tecnológico. Segundo ela, esta união estratégica entre uma das principais instituições de fomento à inovação no Brasil e uma renomada associação internacional promete impulsionar ainda mais o potencial de desenvolvimento tecnológico e econômico da região. “A adesão ao IASP não é apenas uma formalidade, mas sim um passo crucial para integrar-se à rede global de parques tecnológicos e áreas de inovação.” afirma.

Dutra ainda salienta que a associação oferece ao InovaTec UFSM Parque Tecnológico acesso a um vasto conjunto de recursos, conhecimentos e oportunidades de colaboração em escala internacional. Segundo ela, ao fazer parte dessa rede, a instituição ganha visibilidade global, atrai investimentos, fortalece parcerias estratégicas e compartilha experiências com outros players de destaque no cenário mundial da inovação.

Além disso, a associação ao IASP proporciona um ambiente propício para o intercâmbio de boas práticas, aprendizado contínuo e desenvolvimento de capacidades. Através de eventos, conferências, workshops e programas de capacitação oferecidos pela associação, o InovaTec UFSM terá a oportunidade de aprimorar sua gestão, promover a interação entre empresas, universidades e governo, e estimular o empreendedorismo e a cultura da inovação na comunidade local.

 

Maria Daniele pontua que outro aspecto relevante desta parceria é a possibilidade de participar de projetos de cooperação internacional e iniciativas de pesquisa e desenvolvimento em conjunto com instituições de renome em todo o mundo. Essa colaboração transnacional não apenas enriquece o ecossistema de inovação do InovaTec, como também contribui para o avanço científico e tecnológico em diversas áreas do conhecimento.

A associação ao IASP representa um marco significativo na jornada do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, abrindo novas perspectivas e oportunidades para impulsionar a inovação, o desenvolvimento econômico e o progresso social na região e além.”

A gestora do Parque conclui que a associação ao IASP reforça o compromisso do InovaTec UFSM Parque Tecnológico com a excelência, a sustentabilidade e o impacto positivo na sociedade. Ao integrar-se a uma rede internacional de instituições dedicadas à promoção da inovação, a instituição posiciona-se como um hub de conhecimento e empreendedorismo, capaz de gerar soluções criativas e transformadoras para os desafios do mundo contemporâneo.

Anderson Paim, gestor da Pulsar Incubadora Tecnológica, vinculada ao InovaTec, também visualiza a iniciativa de associação com entusiasmo. Para ele, “A recente inclusão do InovaTec como full member do IASP é um reconhecimento da nossa trajetória de sucesso na promoção da inovação e do empreendedorismo. A IASP é a principal associação mundial de parques científicos e áreas tecnológicas, e a nossa entrada como membro nos coloca em um seleto grupo de instituições de referência no mundo” afirma.

Paim completa dizendo que esta conquista os permitirá fortalecer posição no cenário internacional, ampliar a rede de contatos e acessar novas oportunidades de colaboração. “Estamos comprometidos em contribuir com e para a IASP, compartilhando nossas experiências e boas práticas, e aprendendo com outras instituições de excelência em todo o mundo.” finaliza.

 

InovaTec na Conferência IASP LATAM 2024

Dos dias 18 a 20 de março Porto Alegre sediará a Conferência Latinoamericana promovido pela IASP. A iniciativa de organizar o evento na capital gaúcha é da Aliança para Inovação de Porto Alegre, que reúne três universidades: UFRGS, PUCRS e UNISINOS. O evento ainda conta com a parceria da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT) e do South Summit Brazil, que em 2023 foi palco para o anúncio da Conferência

“Aliança para Inovação – Conectando a América Latina para o Impacto” é o tema central da Conferência, que incluirá visitas técnicas a importantes ambientes de inovação, sessões de discussão com palestrantes renomados e oportunidades de networking com lideranças que transformam as realidades locais por meio da inovação 

Anderson Paim, da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM, que representará a gestão do InovaTec UFSM no evento, discorreu sobre as expectativas com relação a sua participação no evento. Para ele “A Conferência da IASP LATAM é um evento de grande importância para o nosso Parque Tecnológico e para a região Sul do Brasil. Reunirá especialistas internacionais e nacionais em ciência, tecnologia e inovação, promovendo o debate e a troca de experiências sobre os principais desafios e oportunidades do setor.” Anderson espera que a conferência seja um marco para o desenvolvimento de novas parcerias e projetos entre universidades, empresas e governos, impulsionando a inovação e o crescimento econômico da América Latina.

O IASP LATAM 2024 Conference reunirá diversos atores envolvidos na transformação de Porto Alegre e Rio Grande do Sul, onde compartilharão suas experiências e desafios para os ecossistemas da região, com o intuito de discutir ações para desenvolver conexões na América Latina e gerar impacto através da inovação

 

Sobre a  IASP


Fundada em 1984, a International Association of Science Parks and Areas of Innovation é a principal associação de ecossistemas de inovação em todo o mundo, com a missão de ser a rede global de parques científicos e distritos de inovação. É uma organização independente e sem fins lucrativos, gerenciado por especialistas em Parques de ciência e tecnologia e áreas de inovação. A IASP impulsiona o crescimento, internacionalização e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios através da coordenação de uma rede ativa com mais de 350 membros e mais de 115 mil empresas espalhadas em 80 países.

Texto: Izadora Lemes, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-1952

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes