Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Evento nacional Startup Day reúne Ecossistema de Inovação de Santa Maria



Da esquerda à direita: Saulo Penna (Auster Tecnologia), Betania Vahl de Paula (Performance Vegetal) e Carlos Costa Beber.

No último sábado (16), o Mercado da Vila Belga em Santa Maria se tornou palco de um encontro vibrante entre startups, empresários, estudantes e entusiastas da inovação durante o Startup Day. O evento, que integrou um movimento nacional simultâneo, reuniu diversos participantes em uma manhã repleta de debates, insights e networking. Três startups da Pulsar Incubadora Tecnológica, vinculada ao InovaTec UFSM Parque Tecnológico, a Auster Tecnologia, Get Commerce e Performance Vegetal, apresentaram painéis sobre suas trajetórias e trouxeram um pouco sobre os aspectos na construção de um negócio. 

Fruto da união do Café com Inovação (Inova Centro), Beer’n’Business (Santa Valley) e do apoio do empreendedor Carlos Costa Beber, o Startup Day Santa Maria se destacou como um evento singular. A iniciativa local integrou um movimento nacional que conectou diversas cidades em prol do fomento ao empreendedorismo e à inovação. 

A programação do Startup Day proporcionou aos participantes uma imersão profunda no universo das startups. Logo após o café da manhã, as ações do Inova Centro e da Santa Valley foram apresentadas, abrindo caminho para um bate-papo mediado pelo empreendedor Carlos Costa Beber. Três painéis temáticos abordaram tópicos cruciais para o desenvolvimento do ecossistema inovador:

Como iniciar e acelerar uma startup: com Betania Vahl de Paula (Performance Vegetal) e Saulo Penna Neto (Auster Tecnologia), o painel desvendou os desafios e oportunidades das fases iniciais de um negócio inovador.

Como transformar uma startup em uma grande empresa: José Augusto Arnuti Aita, sócio-fundador da Get Commerce, compartilhou sua trajetória de sucesso e insights valiosos para o crescimento de startups.

Como inovar em segmentos tradicionais: Hélio Militz Júnior, CEO da Urbanes Empreendimentos e Urbanes Parques, apresentou cases de sucesso e estratégias para impulsionar a inovação em setores já consolidados.

Após os painéis, um bate-papo aberto possibilitou a interação do público com os palestrantes, que responderam perguntas e esclareceram dúvidas. O evento se encerrou com um momento de networking, promovendo o contato entre participantes e a troca de experiências.

Para Betania Vahl de Paula, CEO da Performance Vegetal, a oportunidade de compartilhar diferentes trajetórias de startups foi enriquecedora. “Não existe uma receita de bolo, cada startup tem sua história e motivação. E isso envolve as coisas darem erradas por vezes, às vezes você acerta, às vezes você erra, e o importante é que você não desista dos seus sonhos”, destacou, ressaltando a importância da persistência e do aprendizado com os erros. Para Betania, “o Startup Day é um dia para lembrar dessa trajetória das startups, que têm histórias diferentes, motivos diferentes para nascer, mas que no final das contas, todas elas estão tentando mudar o mundo para melhor”.

Saulo Penna, CEO da Auster Tecnologia, elogiou a organização do evento e a grande procura pelo tema. “Foi um evento sucinto e direto ao ponto, mas também foi muito enriquecedor, tivemos a oportunidade de interagir com o público”, afirmou.

O Startup Day 2024 em Santa Maria mostrou o potencial da cidade para o desenvolvimento de startups e a importância da união entre diferentes agentes do ecossistema inovador. A edição local reforça o compromisso com o fomento do empreendedorismo e da inovação, conectando Santa Maria ao cenário nacional e construindo um futuro promissor para a região.

Texto: Fabrício Dias, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-1960

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes