Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Evento Mulheres Empreendedoras evidencia o impacto de mulheres líderes na inovação



Na noite da última segunda-feira (18/03) aconteceu o “Mulheres Empreendedoras – O impacto de muitas mulheres líderes motivadas pela inovação”, no Coworking da Pulsar – Prédio 61H. As empreendedoras tomaram o centro do palco para celebrar suas conquistas e destacar o papel das mulheres na inovação e no empreendedorismo. Organizado pelo InovaTec UFSM Parque Tecnológico, Pró-reitoria de Inovação e Empreendedorismo e Sebrae Delas, o evento serviu como uma plataforma para inspirar as mulheres no cenário empreendedor.

O evento teve início com Ananda Faccin, analista de relacionamento com clientes do Sebrae, estabelecendo o tom ao enfatizar a importância da presença das mulheres nos espaços empreendedores. A representação de mulheres em cargos de liderança na universidade e na comunidade em geral, foram destacadas, sublinhando a trajetória de empoderamento feminino e a necessidade de as mulheres ocuparem papéis-chave ao lado dos homens.

Maria Daniele Dutra, gestora do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, em seu discurso ressaltou que era uma noite para celebrar, porém que a celebração devia ser todos os dias. “Todos os dias as mulheres enfrentam diversos desafios, seja na vida particular, seja na vida profissional. Então, eu quero dizer a todos vocês que estão aqui, e eu vejo vocês com muita satisfação, que hoje eu vi pessoas da comunidade que ficam um pouco fora do mundo do empreendedorismo, de empresas, de startups. Nós vemos mulheres na gestão em vários empreendimentos de Santa Maria, temos professoras, pesquisadoras, estudantes, então fico muito satisfeita de poder estar aqui hoje compartilhando com vocês um momento tão significativo”, destacou Maria Daniele. Ela finalizou celebrando não só o empreendedorismo feminino, mas também a resiliência e a inovação das mulheres na busca pelo sucesso dos negócios.

Ao longo do evento, foram compartilhadas histórias inspiradoras de sucesso de mulheres que se destacam em suas áreas. Histórias essas como a de Dayanna Nascimento, doutora em Engenharia Florestal, integrante da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do estado de Mato Grosso e eleita pela revista Forbes como uma das 100 Mulheres Doutoras do Agro. Em um primeiro momento ela contou um pouco da sua trajetória acadêmica, dos desafios nas atividades da pesquisa molecular, que necessitavam do uso das duas mãos, por ser uma mulher com deficiência, mas também como isso serviu de motivação para continuar pesquisando. Além disso, ela destacou a importância de debater sobre o empreendedorismo feminino e a presença das mulheres em cargos de liderança na universidade e na comunidade, bem como enfatizou a necessidade de ocupar espaços junto com os homens e se inspirar com histórias de mulheres empreendedoras

As discussões abordaram a natureza multifacetada do empreendedorismo, enfatizando que ser empreendedor vai além de simplesmente possuir um negócio, mas incorpora uma mentalidade de inovação e iniciativa. Desireè Ribas, coordenadora de marketing da Delivery Much, empresa oriunda da Pulsar Incubadora (antiga ITSM), e atualmente empresa associada do InovaTec UFSM, Abordou a complexidade de ser empreendedora, especialmente como empreendedora feminina, e a importância de trabalhar no ecossistema empreendedor. Também trouxe um pouco da sua trajetória até chegar ao departamento de marketing da Delivery.  “Na nossa sociedade nós precisamos cada vez mais avançar. Já avançamos muito, mas ainda existe muito a ser reparado com relação a empreender. Pois ser um empreendedor, é um desafio complicado. Coloca aí o fato de ser um empreendedor feminino. É mais um ingrediente que a mulher precisa deixar sua energia para poder desempenhar esse papel e entregar tanto como entrega”.  Mencionou também a parceria entre a Universidade Federal e a Universidade Franciscana através de suas incubadoras como uma forma para promover o empreendedorismo na cidade de Santa Maria. 

Além disso, o evento lançou luz sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no empreendedorismo, reconhecendo a necessidade de progresso contínuo na igualdade de gênero e na superação de barreiras sociais. As palestrantes enfatizaram a importância da educação e da aprendizagem contínua para as empreendedoras, com estatísticas revelando um alto percentual de empreendedoras possuindo qualificações educacionais avançadas, desmistificando estereótipos sobre mulheres abandonando a educação para empreender.

Fabiana Sparremberger, diretora de jornalismo do Diário de Santa Maria e empreendedora, comentou sobre a questão do machismo e a importância das mulheres se apoiarem mutuamente no empreendedorismo, refletiu sobre as críticas entre mulheres e a necessidade de superar barreiras internas antes de enfrentar desafios externos. “É  uma questão que vai muito além do machismo do homem, é o quanto as mulheres se ajudam e o quanto as mulheres se criticam, o quanto as mulheres querem umas tentar puxar o tapete da outra. E vi muitas vezes muito mais mulheres nos criticando do que realmente os homens. Não estou defendendo os homens, mas o que eu quero dizer é que muitas vezes a gente tem que enfrentar a barreira entre nós mesmas para depois a gente enfrentar a barreira entre nós e eles”, enfatizou Fabiana.

A última a falar foi Nara Bigolin, doutora em inteligência artificial,criadora do movimento meninas olímpicas, fomentadora  da participação de meninas nas olimpíadas científicas do Brasil e do mundo. Nara relembrou que ela não é empreendedora, mas sim inovadora, ao falar sobre sua caminhada na pesquisa e também o movimento que serviu como inspiração para a criação de prêmios específicos que homenageiam as meninas. Nara expôs números que abordavam as questões das mulheres na pesquisa, nas universidades e também sobre a produção científica no Brasil.  Fez um comparativo com outros países considerados potências na pesquisa acadêmica. Também contou sobre a criação do movimento meninas olímpicas, os desafios enfrentados durante esse processo e os enfrentados atualmente.

Por fim, foi aberto uma rodada de perguntas da plateia às palestrantes em que elas puderam retomar pontos explanados durante a suas falas e também debater novos pontos. O evento “Mulheres Empreendedoras” não apenas celebrou a excelência e a inovação das empreendedoras, mas também destacou o papel vital das mulheres no empreendedorismo e na inovação, abrindo caminho para um cenário empreendedor mais inclusivo e diversificado.

 

Texto: Fabrício Dias, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Fotos: InovaTec UFSM/João Alves – PMSM

 

Confira a galeria de fotos:

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-1979

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes